Início Aves de Corte A Importância da água na avicultura

A Importância da água na avicultura

0
4214

Você sabe qual é a importância da água na produção de frangos de corte?
Embora seja tratada como o nutriente esquecido, a água é de extrema importância sobre o desenvolvimento do animal durante todo seu período de vida. Não somente a quantidade, mas a qualidade também é um fator que interfere diretamente na obtenção de uma carcaça de qualidade.
Para se ter uma ideia, a produção de 1Kg de carne requer cerca de 8,2 litros de água; e para sua industrialização é necessário o dobro (cerca de 16 litros). A água é essencial na manutenção da vida, porém, trata-se de um recurso limitado. Ela é responsável por 70% do peso corporal das aves.

A água possui diversas funções no organismo da ave, como:
– Movimento de nutrientes entre as células;
– Retirada de substâncias tóxicas;
– Diluição de substâncias no organismo;
– Participação nas reações químicas no organismo.

As principais fontes de obtenção desse nutriente são: a água de consumo (ou água de beber), água coloquial (presente nos ingredientes que compõem a ração) e a água metabólica (formada durante a oxidação dos nutrientes).
Vale lembrar que, o consumo também é afetado pela idade, genética, o sexo, a temperatura ambiente, a temperatura da água, a umidade relativa do ar, a composição nutricional e a forma física do alimento.
Neste vídeo você acompanha ainda cálculos para o consumo ideal de água pelo número de animais produzidos, aprende detalhes sobre o balanço hídrico e confere dicas importantes sobre os investimentos na qualidade desse nutriente.

Clique abaixo e confira:

Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO