Ambiência – O que tem sido feito na prática

2
31
Nutrição animal - Agroceres Multimix

A ambiência está relacionada ao conjunto das condições do meio ambiente que influenciam no comportamento e no desempenho zootécnico dos animais e na lucratividade do setor. O ambiente de criação pode ser dividido em: – Social, composto principalmente pela densidade e comportamento; – Aéreo, onde participam os gases, poeira, patógenos e odores; – Térmico, constituído pela temperatura ambiente, umidade relativa do ar, radiação solar e ventilação e – Físico, que fazem parte a água, luminosidade, instalações e manejo. Neste vídeo, iremos focar no ambiente térmico.
Podemos considerar que a temperatura ambiente dentro de uma instalação é o resultado da soma de vários fatores, como localização do galpão, altura do pé direito, tipo da telha, presença de lanternim, pintura do telhado, isolamento térmico do telhado, aspersão de água no telhado, forro, sombrite, cortinas e árvores e gramado nos arredores dos galpões. Todas essas variáveis, contribuem para diminuir a radiação do calor para dentro do galpão e melhorar o conforto térmico dos animais. Além disso, as instalações devem ser providas de ventilação adequada a fim de favorecer a troca de ar, reduzir o excesso de umidade no ambiente e auxiliar na eliminação de gases como amônia e gás carbônico.
Enfim, podemos maximizar os resultados econômicos e zootécnicos da criação de suínos mediante a identificação dos pontos de oportunidade dos recursos ambientais, minimizar os efeitos do estresse térmico através de melhorias na qualidade do ambiente e agregar valor à produção a fim de obter maior rentabilidade no setor.

Conheça esse e outros assuntos na  palestra da nutricionista de suínos da Agroceres Multimix Eliene Justino.

Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui