Fatores que interferem na condenação de carcaças no frigorífico – Parte 2

0
372
Carcaças no Frigorífico - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Condenação de carcaças no frigorífico

Vamos falar sobre carcaças no frigorífico. Os mesmos cuidados abordados com a apanha das aves devem ser respeitados durante a recepção e o descarregamento do caminhão e das gaiolas no frigorífico.

Além disso, um jejum inadequado antes do abate pode ser um ponto de preocupação. O papo cheio durante o abate pode ser uma via contaminante no processo de evisceração, uma vez que, a ração pode acarretar contaminantes à carcaça e ao processo como um todo. Em geral, o período de jejum abaixo de 4 horas pode apresentar riscos de contaminação no abatedouro.

A pendura das aves na norea deve ser feita sem movimentos bruscos, evitando estressar as aves. Nesse momento, as lesões nas coxas e nas asas são muito comuns, já que as aves se debatem muito durante esse processo.

Carcaças no Frigorífico - Nutrição Animal - Agroceres MultimixDurante o processo de insensibilização, os cuidados devem ser direcionados para uso de uma tensão correta no tanque de imersão energizado. O uso de tensões muito altas pode ocasionar vermelhidão nas pontas das asas, devido à grande concentração de sangue nessa área em função da contração das vias sanguíneas.

A sangria das aves deve ser feita de forma cuidadosa, permitindo a saída de todo o sangue e evitando que a carcaça fique com um aspecto avermelhado. Altas temperaturas antes do abate podem prejudicar a sangria por favorecer a vasodilatação periférica.

Ainda, as altas temperaturas da água durante o processo de depenagem podem contribuir também para a condenação da carcaça. Durante esse processo, uma atenção especial deve ser direcionada a regulagem da depenadeira, evitando o rompimento da pele, bem como as fraturas ou deslocamentos nas asas e nas coxas.

Vale ressaltar que o processo de evisceração é o ponto mais crítico no tocante a condenação das carcaças no frigorífico. Nesse momento, a contaminação pode ocorrer pela liberação do conteúdo intestinal. Um tempo adequado de jejum na dieta sólida, antes do abate, pode minimizar esse risco de contaminação.

Carcaças no Frigorífico - Nutrição Animal - Agroceres MultimixA obtenção de uma carcaça de frangos íntegra depende dos esforços antes e depois do abate. O descarte de carcaças no abatedouro é um fator extremamente prejudicial, pois os investimentos feitos durante todo o período de crescimento da ave – ração, energia, funcionários, etc. – serão perdidos.

Todas as condenações visam sempre a segurança alimentar do consumidor final dos produtos. Dessa forma, todos os esforços que contribuam para minimizar as condenações das carcaças no frigorífico, proporcionam grandes retornos para todos os envolvidos no processo de produção de carne de frangos.

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARISTIDES et al., L.G.A.; DOGNANI, R.; LOPES, C.F.;SILVA L.G.S.; SHIMOKOMAKI, M. Diagnósticos de condenações que afetam a produtividade da carne de frangos brasileira. Revista Nacional da Carne, São Paulo, ano 2007, n.368, p. 22-28, outubro 2007.

BRASIL, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABATESTIMANTO. (Org.). Apostila de treinamento de agentes de inspeção de aves. Passo Fundo, 2001.

RIVAS, P. M.; ISOLAN, L. W.; PINTO, A.T.. Relação entre o transporte e o bem estar de frangos de corte com a mortalidade pelo transporte e ocorrência de lesões na carcaça. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AVICULTURA, 21., 2009, Porto Alegre. Anais… . Porto Alegre: UFRGS, 2009. p. 200 – 201

SIHVO, H. K.; IMMONEN, K; PUOLANNE, E. Myodegeneration with Fibrosis and Regeneration in the Pectoralis Major Muscle of Broilers. Veterinary Pathology, n.51, v.3, p. 619–623, 2014.

VIEIRA, Sérgio L.. Qualidade visual de carcaças de frango de corte. São Paulo: E-color, 2008.

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui