Comedouro
Saiba porque seu dinheiro pode ir comedouro abaixo.
A ração responde por cerca de 70% nos custos de produção dos suínos, e com isso, os técnicos e produtores sempre buscam tecnologias para melhorar o desempenho dos animais e, assim, reduzir o impacto do custo da dieta.
Entretanto, o custo por unidade de quilo da dieta pode não ser um bom indicador dos custos de produção para o suinocultor. Uma maior atenção à quantidade de ração consumida na granja pode ser ainda mais importante.
Diversos fatores influenciam na quantidade de ração utilizada na granja, como: temperatura ambiente, umidade do ar, densidade por baia, sanidade do rebanho, tamanho de partículas de ração e ajuste de comedouros. Além disso, o tipo de comedouro utilizado na granja e como ele é ajustado é um dos tópicos que mais influenciam a quantidade de ração consumida, e consequentemente, a lucratividade do produtor.
O excesso de ração na calha, ou bandeja do cocho, aumenta o desperdício e diminui a eficiência alimentar do plantel. Se os cochos são ajustados para ficar muito fechados, de tal forma que a ingestão de ração seja restrita, a taxa de crescimento será reduzida.
Recomenda-se um cocho com ajuste que permita entre 40 a 60% de ração na calha ou bandeja do comedouro para todas as idades de suínos. Entretanto, se a regulagem do cocho não for feita corretamente e a quantidade de ração na calha ou bandeja for maior do que 60%, podemos observar maior desperdício de ração na granja e consequentemente maior quantidade de ração utilizada.
Em diversas granjas podemos observar que a manutenção dos cochos é negligenciada e consequentemente o custo por Kg de carne produzido é maior do que em granjas que operam corretamente os cochos.
Com isso, o treinamento dos funcionários para fazer o manejo dos cochos, atendendo os animais nas fases de creche, crescimento e terminação, é fundamental para reduzir os desperdícios de ração na granja e consequentemente aumentar a lucratividade do produtor.