Início Aves de Corte Como gerir a ambiência de frangos de corte na fase adulta

Como gerir a ambiência de frangos de corte na fase adulta

0
250

Na fase adulta de frangos de corte, a ambiência deve ser gerida com o objetivo de evitar o estresse calórico, doenças respiratórias e mortalidade. O tema é abordado no último episódio da Web Série sobre Ambiência para Aves de Corte, produzida pela Agroceres Multimix, que há 45 anos oferece muito mais que nutrição ao setor agropecuário.

“Evidentemente não podemos ter aves com estresse calórico, problemas respiratórios, altos índices de mortalidade e, principalmente, baixos resultados zooeconômicos em aviários projetados para operar em ambiente controlado”, salienta o Consultor de Serviços Técnicos de Aves da Agroceres Multimix, Leandro Correa.

Mas, por que isso ocorre? Correa explica que, na maioria das vezes, isso se deve a falhas no projeto de climatização; em programações de funcionamento, ou manejo de equipamentos; e, principalmente, falhas de manutenção dos equipamentos e estrutura do aviário.

E o episódio 4 da Web Série sobre Ambiência para Aves de Corte evidencia os principais pontos para evitar que os prejuízos ocorram na fase adulta das aves. O Consultor explica que além de cuidados básicos como coletar as aves mortas, manejar a temperatura da água e revolver a cama semanalmente, entre outros, será preciso incluir o checklist de funcionamento dos principais equipamentos do sistema de climatização na avaliação diária.

“Todos os equipamentos são fundamentais e o mau funcionamento de qualquer um deles vai gerar problemas nas condições internas, impactando negativamente os resultados do lote”, salienta Correa. No vídeo, Correa apresenta um checklist completo para garantir o bom funcionamento de todos os equipamentos na fase adulta dos frangos de corte.

“Antes de fazer qualquer alteração de programações, é preciso ter certeza de que tudo está funcionando de forma correta e não apenas funcionando”, destaca Correa. “Para operar esses sistemas, além de conhecer as necessidades e cuidados exigidos por cada fase de criação das aves, nossos operadores precisam conhecer de forma aprofundada a função e forma de funcionamento de cada equipamento instalado”, conclui.

O episódio 4 da série pode ser acessado na plataforma AgroFlix, CLICANDO AQUI.

Web Série Ambiência para Aves de Corte

O primeiro episódio da Web Série, aborda os parâmetros gerais de ambiência, tratando das diretrizes de trabalho para luminosidade, temperatura, umidade, velocidade e qualidade do ar ideal para as idades das aves. Ele pode ser conferido AQUI.

No episódio 2 a abordagem é sobre os principais equipamentos que compõem o sistema de ventilação por pressão negativa. Leandro destaca a necessidade de se obter um aviário hermético, ele também aponta os equipamentos fundamentais e ressalta a importância dos sensores para um ambiente controlado (CONFIRA AQUI).

No terceiro são abordados os cuidados necessários para uma boa recepção dos pintinhos e a arrancada tão almejada nas primeiras semanas de vida. Confira o episódio 3 CLICANDO AQUI .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO