Início Bovinos de Corte Web Série Confinatto traz dicas sobre como produzir com eficiência

Web Série Confinatto traz dicas sobre como produzir com eficiência

0
260
confinamento

Com o objetivo de apoiar os pecuaristas brasileiros para o ganho de eficiência no confinamento, a Agroceres Multimix lançou a Web Série Confinatto. Dividida em nove episódios, a Web Série aborda todos os aspectos considerados fundamentais para o alcance de bons resultados no confinamento.

A Agroceres Multimix, que há 45 anos oferece muito mais que nutrição ao setor agropecuário, tem entre seus patrimônios, tecnologia e equipe altamente capacitada. Levar todo o seu know how a um maior número de pessoas faz parte da tradição da empresa, que disponibiliza conteúdos técnicos no AgBlog, no AgroFlix e em seu canal no Youtube, onde seus vídeos tiveram mais de 1 milhão de visualizações em 2021.

Confinatto

No primeiro episódio da Web Série Confinatto, o gestor técnico de bovinos de corte da Agroceres Multimix, Matheus Moretti, fala sobre o que é preciso saber quando o assunto é confinamento. Ele pontua alguns tópicos relacionados ao dia a dia de um confinamento, como estrutura básica de uma instalação, que pontos devem ser avaliados cotidianamente, como criar um organograma claro e bem definido das tarefas.

“Nessa etapa, anular o risco do óbvio e definir com clareza como as atividades devem ser realizadas é fundamental”, salienta Matheus. “Após o planejamento e execução, você ainda precisará de métricas de avaliação para validar a qualidade das tarefas e propor ajustes quando necessário”, completa.

Com duração de pouco mais de 12 minutos, o Episódio 1 da Web Série Confinatto pode ser acessado através deste link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-1-o-que-e-preciso-saber-quando-o-assunto-e-confinamento/ .

Produzindo a dieta

O segundo episódio da Web Série Confinatto aborda a importância das boas práticas na produção da dieta dos animais. Desta vez, Matheus Moretti é acompanhado por Carlos Henrique Kulik, que é zootecnista consultor técnico de bovinos de corte, e Anna Paula Roth, nutricionista de bovinos de corte, ambos da equipe Agroceres Multimix.

Segundo eles, um dos maiores desafios é entregar ao animal uma dieta mais próxima à que foi formulada. “Receber a ficha de trato, cadastrar a dieta no vagão (obedecendo a ordem correta de carregamento), pesar os ingredientes e misturá-los, pode parecer tarefa simples, mas se negligenciadas podem levar a grandes equívocos”, salientam.

Para assistir ao segundo episódio da Web Série Confinatto, basta acessar este link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-2-produzindo-a-dieta/.

Distribuindo a dieta

A importância das boas práticas na distribuição da dieta aos animais é abordada no terceiro episódio da Web Série Confinatto. Matheus e Anna Paula passam orientações sobre o tema, desta vez em parceria com a zootecnista Simone Garcia, que é consultora técnica de bovinos de corte.

Eles abordam pontos importantes como quanto alimento fornecer no primeiro dia do confinamento, qual número de tratos se deve fazer, quanto fornecer de dieta em cada trato. Definidos esses questionamentos, os técnicos apontam que é preciso cuidar da homogeneidade da distribuição da dieta no cocho, evitando o desperdício e a competição por alimento entre os animais.

“Monitorar a quantidade de dieta descarregada, piquete por piquete, irá permitir avaliar parte das boas práticas da distribuição da dieta”, destacam. O episódio 3 da Web Série Confinatto pode ser acessado neste link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-3-distribuindo-a-dieta/.

Leitura de cocho

A importância da leitura de cocho para ajustar a quantidade de trato dos animais e a realização de cálculos para visualizar o custo do desperdício no confinamento são abordados no episódio 4 da Web Série Confinatto. O tema é abordado por Matheu e Carlos Henrique.

Eles ensinam como utilizar a leitura de escore de cocho para garantir que os animais estejam bem nutridos pela manhã (sem fome) e o cocho com pouca ou nenhuma sobra. Os produtores também irão aprender como fazer os ajustes das notas do escore de cocho e quais os pontos devem ser considerados na hora de dar as notas.

O quarto episódio da Web Série Confinatto pode ser acessado neste link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-4-leitura-de-cocho-e-o-custo-do-desperdicio/.

Matéria seca dos ingredientes úmidos

Por que é tão importante monitorar rotineiramente a Massa Seca (MS) dos ingredientes úmidos no confinamento? A resposta para esta pergunta é trazida por Matheus e Simone no quinto episódio da Web Série Confinatto.

Eles destacam que o alimento, em sua forma natural, é composto por uma fração de água e outra sólida, sendo esta última conhecida como MS do alimento, onde estão contidos os nutrientes do alimento. É com base na MS dos ingredientes que os nutricionistas e técnicos formulam dietas.

“Precisamos entender quais ingredientes apresentam maior proporção de água”, salientam os técnicos. “Não ajustar o valor da MS na planilha que gera trato irá refletir em problemas no balanceamento em relação ao que foi formulado”, completam.

O episódio 5 traz ainda como bônus dois truques: como deve ser a coleta da amostra e como utilizar a Air Fryer para fazer a análise da MS. Para assistir, basta acessar este link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-5-materia-seca-dos-ingredientes-umidos/ .

Escore de fezes

O escore de fezes pode alertar os produtores sobre problemas relacionados à produção da dieta (desvio de carregamento e/ou MS dos ingredientes úmidos); qualidade da mistura e distribuição; fibra efetiva da dieta; moagem do milho; e formulação da dieta. Neste episódio Mateus e Carlos Henrique ensinam como avaliar os diferentes tipos de escore de fezes e entender o porquê este indicador pode ser considerado o termômetro do confinamento.

“Para melhorar os resultados produtivos e econômicos e ter sucesso, devemos nos atentar aos detalhes da operação”, explicam. O episódio 6 da Web Série Confinatto pode ser acessado neste link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-6-escore-de-fezes-o-termometro-do-confinamento/

Tamanho de partícula

O sétimo episódio da Web Série Confinatto aborda ações que compõe a investigação diante do cenário de “fezes problema” no piquete do confinamento. Matheus e Simone ensinam como avaliar a fibra efetiva da dieta, o padrão da qualidade de moagem do milho e a qualidade da mistura da dieta.

“Com estas avaliações, fechamos boa parte das ações que compõe o check list de avaliação da rotina do confinamento”, salientam. Para conferir este episódio, basta clicar no link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-7-tamanho-da-particula-qualidade-da-mistura-e-moagem-do-milho/.

Métricas no confinamento

No penúltimo episódio da Web Série Confinatto, o gestor técnico de bovinos de corte da Agroceres Multimix pontua e ensina a calcular as principais métricas produtivas que devem ser avaliadas ao fim de um ciclo de confinamento. Segundo ele, o produtor deve ter cuidado para não se enganar com a métricas de vaidade.

Acesse o episódio 8 neste link https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-8-metricas-de-confinamento/.

Falando de confinamento

A Web Série Confinatto é finalizada com um bate papo descontraído entre Matheus, Carlos Henrique, Anna Paula e Simone, que recordam todos os pontos abordados nos vídeos anteriores e complementam os assuntos com dicas inéditas sobre:

  • Como utilizar os dados da anotação da dieta produzida para controlar o estoque;
  • Como se comportar quando falhar algum trato;
  • Como ajustar a leitura de cocho em confinamentos maiores;
  • Quando fazer a ronda sanitária;
  • A importância de ofertar água de qualidade para os animais;
  • Quando ajustar o valor de MS na formulação;
  • Ponto de atenção quando o volumoso da dieta for o bagaço de cana;
  • Como avaliar a moagem do sorgo;

Ficou curioso, veja o último episódio da Web Séria Confinatto aqui https://agroflix.com.br/web-serie-confinatto-episodio-9-falando-de-confinamento/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO