Início Suínos Ferramenta para análise simples de dados da granja de suínos: gestão à...

Ferramenta para análise simples de dados da granja de suínos: gestão à vista

0
2077
Quadro de metas na granja de suínos - capa do artigo da Agroceres Multimix

Com cenários desafiadores, a produção de suínos tem exigido cada vez mais atenção sobre todos os aspectos da atividade, sejam eles relativos à nutrição, sanidade, genética ou manejo. Obter todas as informações disponíveis e organizadas pode ser um fator determinante no sucesso, ou insucesso, do negócio. Neste artigo vamos abordar sobre uma ferramenta de auxílio de gestão chamada “gestão à vista”, que consiste em uma análise simples de dados, feita em conjunto por toda a equipe da granja, utilizando dois quadros, sendo um o quadro de controle de coberturas e o outro um quadro de metas.

Quadros “Gestão à vista” para análise de dados de suínos

Os quadros contemplam as informações por fases de produção (reprodução, creche, recria e terminação), tais como: número de coberturas, número de partos, leitões nascidos vivos e totais, natimortos, mumificados, desmamados, mortes, peso ao nascer e ao desmame, idade ao desmame, número de leitões “descrechados”, mortalidade na creche, ganho de peso diário, conversão alimentar, quantidade de animais vendidos, mortalidade na recria e terminação, idade de venda (ou de abate), peso de venda, etc. Uma questão importante é a definição do início e fim de cada período, ou seja, onde os lotes são semanais, é importante definir quando a semana começa e termina para que as contagens de todas as observações ocorridas naquele período sejam corretamente informadas no quadro. Usualmente, essas definições são feitas a partir do dia em que é realizado o desmame da granja, assim, esse dia é o marco final daquela semana ou período. Por exemplo: granjas com manejo semanal (Figura 1), que realizam o desmame na quinta-feira, começam as semanas na sexta-feira e encerram na quinta-feira, sendo esse o período em que devem acumular e compilar os dados para o abastecimento dos quadros de gestão à vista.

Quadro de metas semanais na granja de suínos
Figura 1. Quadro de metas semanais

Quadro de metas estabelecidas para a granja de suínos

O quadro com as metas estabelecidas junto à equipe deve ser acompanhado do quadro de coberturas (Figura 2). Este, auxilia o controle do número de fêmeas cobertas semanalmente (ou por bandas, quando for o caso), e o acompanhamento de cada grupo, semanalmente, durante os 114 dias de gestação. Neste quadro serão registradas, semanalmente, as perdas reprodutivas, quando houver, e sempre identificadas (aborto (a), repetição de cio (r), repetição de cio irregular (ri), morte (m)). Neste quadro também são contempladas as informações de número de partos realizados por semana, a taxa de parição nesse período e a identificação de início e fim da semana (seja essa informação para as coberturas ou os partos).

Quadro de coberturas na granja de suínos
Figura 2. Quadro de coberturas

Lugar de exposição dos quadros na granja de suínos

Uma das premissas da gestão à vista é a exposição destes quadros a todo o público envolvido na unidade de negócio. Ou seja, preferencialmente, os quadros devem ficar afixados onde possam ser vistos por todos os colaboradores da granja. Essa iniciativa visa aumentar ainda mais o engajamento de todos os colaboradores na busca pela melhoria dos resultados obtidos em todos os setores de produção.

Quadro fixado no setor de gestação da unidade de produção
Figura 3. Quadro fixado no setor de gestação da unidade de produção

Implantação de ferramenta “Gestão à Vista” na unidade de produção de suínos

A gestão à vista pode ser implantada em qualquer unidade de produção de suínos, desde que haja equipamentos, como balanças, para pesagens e materiais de anotação, como: fichas individuais e fichas para lotes, cadernos e/ou planilhas para anotações, além de disponibilidade de mão de obra. É necessário coletar os dados produtivos da granja, organizá-los e abastecer os quadros com as informações zootécnicas por períodos, como: semana, mês, etc. É importante definir o período em que serão compiladas as informações e realizar reuniões com toda a equipe para preenchimento dos quadros e debate dos resultados.

Na implantação do sistema é necessário que as metas sejam previamente discutidas e definidas pelo gestor da granja, pelo consultor técnico e a equipe, baseadas em todos os fatores que influenciam na capacidade produtiva da granja, como por exemplo: capacidade de alojamento seguindo a recomendação para cada fase, tipo de instalações e seu estado de conservação, capacidade produtiva do material genético, quantidade e qualidade da mão de obra, etc. Após a implantação, o planejamento de reuniões entre gestor, consultor técnico e a equipe (Figura 4), deve ser seguido rigorosamente, como qualquer outro manejo essencial, tornando parte da rotina da granja, definitivamente.

Reunião e planejamento da equipe para análise simples de dados da granja de suínos
Figura 4. Reunião e planejamento da equipe

Essas reuniões têm o propósito de preencher os quadros e discutir os resultados. No preenchimento, os dados cujos números forem iguais ou superiores às metas estabelecidas devem estar na cor azul e os dados que forem inferiores aos estabelecidos devem ser anotados em vermelho. Isso para que fique destacado, ao longo do tempo, os pontos em que precisam de foco sobre o planejamento e ações, e os avanços nas melhorias e no cumprimento das metas. Essa é uma boa oportunidade de debate para obter o posicionamento da equipe quanto ao andamento do trabalho, as oportunidades e dificuldades (Figura 5 e 6). Além de, sem dúvida, transmiti-los o reconhecimento de sua evolução no cumprimento das metas.

Comunicação das ações após análise simples de dados da granja de suínos
Figura 5. Comunicação das ações a equipe
Quadro de metas sendo estabelecido pela equipe na granja de suínos
Figura 6. Comunicação das ações à equipe

Ao utilizar a ferramenta de gestão à vista, você poderá coletar e analisar dados de produção e obter o máximo de informações qualificadas para que seja possível melhorar as tomadas de decisões e alcançar bons desempenhos zootécnicos e melhores resultados econômicos. Além do que, manter a equipe motivada e engajada com os resultados é uma excelente maneira de gerar o sentimento de pertencimento junto ao negócio, visando menor rotatividade de funcionários.

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO