Início Bovinos de Corte Integração Lavoura-Pecuária (ILP)

Integração Lavoura-Pecuária (ILP)

1
3717
integracao-ok

Integração Lavoura-Pecuária

Vamos falar sobre Integração Lavoura-Pecuária. A possibilidade de utilizar o máximo potencial de uma propriedade rural requer planejamento e um manejo rigoroso sobre as culturas cultivadas. Nesse sentido, o produtor que tem a possibilidade de semear grãos e ao mesmo tempo alimentar seu rebanho, ganha na qualidade da terra, em maior oferta de gramíneas em épocas de carência e, consequentemente, lucratividade.

Integração Lavoura-Pecuária - Nutrição Animal - Agroceres MultimixAtualmente, mais de 50% das áreas de pastagens dos cerrados brasileiros apresentam algum nível de degradação. Vários fatores têm contribuído para esse cenário, sendo os principais: a falta de manejo adequado das forragens e a ausência de reposição de nutrientes do solo.
Isso tem afetado tanto a produtividade como a rentabilidade da pecuária de corte. Como exemplo, levando-se em conta apenas a fase de recria e engorda de bovinos, a produtividade de carne de uma pastagem degradada está em torno de 60Kg de carne/há/ano, enquanto que, em uma pastagem recuperada com sistema iLP (Integração Lavoura-Pecuária) e bem manejada, pode-se obter até 1.650 Kg/há/ano.
Nesse sistema, após o plantio da soja, a semente do capim escolhido é espalhada sobre a cultura. Em torno de 40 dias pós colheita, a forragem já se encontra em um ótimo estágio de desenvolvimento e alto valor nutricional, permitindo o pastejo dos animais de maio a setembro, resultando em maiores ganhos de peso por animal (período em que normalmente as pastagens convencionais apresentam baixo teor de proteína e alto teor de fibra e menores ganhos de peso por animal). Na Integração Lavoura-Pecuária, a gramínea é tratada como o coração do sistema e tem grande eficiência de bombeamento e reciclagem de nutrientes.

Integração Lavoura-Pecuária - Nutrição Animal - Agroceres MultimixCom a rotação de cultura, permite uma construção e renovação de perfil de solo ao longo dos anos, sendo possível quebrar ciclos de pragas e doenças, proporcionando uma desintoxicação do solo e sua renovação constante. O resultado do uso deste sistema tem sido o aumento na lotação por área, maior produção de arrobas por animal e maior produção de grãos.

Visão dos Sistemas Integrados – ILP

A Integração Lavoura-Pecuária (iLP) é uma tecnologia que veio para revolucionar a maneira como produzimos grãos e carne, ajudando a resolver entraves importantes relacionados à produtividade da agropecuária brasileira. Ela permite a incorporação de grandes áreas de pastagens para a implantação de lavouras de grãos em rotação com forragens de alta produtividade. Diversos trabalhos de pesquisa e principalmente, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária implantados em diversas propriedades tem demonstrado o que podemos chamar de simbiose, isto é, tanto a produção pecuária como a produção agrícola são beneficiadas por essa rotação de cultura de grãos e de forragens;

Integração Lavoura-Pecuária - Nutrição Animal - Agroceres MultimixAlguns produtores e técnicos, trabalham com uma visão mais ampla da ILP, caracterizando-a como uma integração entre diferentes propriedades e não só dentro de uma mesma área. Neste ponto de vista, várias propriedades ou produtores são coparticipantes do sistema em si, seja pelo fornecimento do grão produzido na propriedade ou pela terminação do animal. Com isto, parcerias, arrendamentos, suplementações que utilizam grãos, passam a integrar e participar dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária como um todo, agregando os resultados positivos e ganhos para todos envolvidos, que é o sentido desta tecnologia.

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente a integração lavoura pecuária veio para ficar, estou em uma região ainda pouco agricultável, porém já comecei a integração em minha propriedade, o que já esta chamando a atenção dos vizinhos. Já comecei até a prestar alguns serviços. Estou apaixonado pela integração, o céu é o limite para a lotação das pastagens adubadas com o complemento da suplementação pelos insumos produzidos na própria propriedade, pena que me falta maior capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO