Início Suínos Leitões na maternidade: principais cuidados antes do período de desmame – série...

Leitões na maternidade: principais cuidados antes do período de desmame – série leitões em foco

0
1415
leitões

Um dos pontos críticos na suinocultura é a produção de leitões. Devido a fragilidade dos leitões ao nascimento, perdas significativas podem ocorrer durante esse período.

Mas como reduzir as taxas de mortalidade e promover o desenvolvimento de leitões de qualidade?

A produção de leitões saudáveis e que apresentem bons índices zootécnicos começa com uma matriz saudável e isso inclui:

Cuidados específicos com os leitões neonatos

Manejo dos leitões do nascimento ao desmame

Imunidade dos leitões ao nascer e os cuidados ao ambiente

Os leitões nascem imunologicamente desprotegidos. A placenta suína é do tipo epiteliocorial e não permite a transferência de anticorpos e células do sistema imune da porca para sua prole durante a vida intrauterina.

Devido a essa especificidade placentária deve-se ter atenção ao ambiente no qual o leitão será inserido ao nascer. As baias da maternidade devem ser limpas, secas e desinfetadas. É importante que antes da entrada das porcas na maternidade o espaço tenha passado por limpeza criteriosa, desinfecção e vazio sanitário.

Assista ao experimento que comprova o aumento do número de leitões nascidos e melhora na produção de leite de porca:

Experimentos comprovam aumento do número de leitões nascidos e melhora na produção de leite de porcas

Ingestão de colostro: crucial para leitões neonatos

Outro ponto crucial para a sobrevivência dos leitões neonatos é a ingestão do colostro. O colostro é secretado durante os primeiros 2-3 dias e sua composição é consideravelmente diferente do leite. Ele possui maior porcentagem de sólidos totais e proteínas do que o leite. O maior teor de proteína do colostro é devido ao seu alto teor de imunoglobulinas (IgG), sobretudo nas primeiras 24 horas, que ajudarão na defesa imunológica dos leitões neonatos.

Principais agentes de imunidade presentes no colostro:

      • Imunoglobulinas (IgG)
      • Macrófagos e neutrófilos
      • Linfócitos
      • Fatores imunomoduladores
      • Citocinas

A função imunológica do colostro é transferir, de forma passiva, a imunidade da porca para os leitões. Seja essa imunidade adquirida devido à exposição natural a patógenos, ou por meio da vacinação da porca durante a fase final de gestação.

A ingestão do colostro deve ocorrer rapidamente após o nascimento para garantir a transferência da imunidade passiva. É indicado que a primeira mamada ocorra entre 10 e 30 minutos após o nascimento, tanto para atender à demanda energética dos leitões, quanto para atender à função imune.

Essa urgência em garantir a ingestão do colostro se dá pela gradativa redução na capacidade do intestino dos leitões em absorver as imunoglobulinas intactas. A permeabilidade da mucosa vai declinando a partir do momento do nascimento e é mínima em 48h.

Porém, é importante destacar que a qualidade do colostro em termos de concentração de imunoglobulinas é também reduzida no decorrer do tempo. Por exemplo, no momento do parto o colostro possui aproximadamente 95,6mg/ml de IgG e, após apenas 6h do parto, essa quantidade cai para 32,1mg/ml.

Assista abaixo ao episódio 01 da nossa série sobre suíno na maternidade

Suínos na maternidade: É possível aumentar a produção de colostro em fêmeas suínas? – Parte 1

Leitões na maternidade: exigências nutricionais 

Manejo dos leitões do nascimento ao desmame

Além da clara importância da ingestão do colostro nas primeiras horas após o nascimento, os produtores também precisam se atentar para a ingestão de leite. O leite da porca, em relação ao colostro, possui mais gordura e lactose.

Nos últimos anos, a melhoria da genética e constante adaptação da nutrição às necessidades dos animais, propiciaram o aumento da produção de leite. Porém, também houve o aumento do número de leitões nascidos em cada leitegada.

A produção de leite da porca normalmente se estabiliza em cerca de 12-16 dias de lactação, indicando que não haverá nutrientes suficientes para sustentar o crescimento máximo do leitão. Sendo assim, há necessidade de se incluir a alimentação suplementar para atender às necessidades nutricionais dos leitões.

Leitões na maternidade: exigências nutricionais 

São diversos os benefícios do fornecimento de ração para os leitões antes do período do desmame. Abaixo, os principais benefícios:

      • Reduz o estresse do leitão no momento do desmame, o leitão já reconhece o alimento;
      • Estimula o crescimento intestinal, promovendo a formação de novos enterócitos;
      • Supre as necessidades nutricionais que não são totalmente preenchidas pelo leite;
      • Induz a secreção de enzimas digestivas e estimula a secreção de ácido clorídrico no estomago.

A ração destinada apenas aos leitões pode ser oferecida em comedouros no interior do escamoteador, ou em local afastado da traseira da matriz para não ocorrer contaminação por dejetos. A consistência da ração pode ser tanto seca, quanto pastosa.

A alimentação pré-desmame pode contribuir para que o ganho de peso ao desmame seja satisfatório.

O fornecimento de ração poderá ocorrer a partir dos cinco dias de idade. Os leitões começam a mordiscar a comida quando têm cerca de uma semana de idade e, com duas a três semanas já começarão a consumir ração.

Vale destacar que a ração deve apresentar alta digestibilidade e palatabilidade, ser rica em proteína, energia, vitaminas e minerais e, com baixo teor de fibras.

Além da constituição nutricional da ração, deve-se atentar para sua apresentação e manejo. Leitões são atraídos para a ração fresca e, para isso, é recomendado fornecer pequenas quantidades de ração ao longo do dia, retirando diariamente os restos de ração que ficarem no comedouro.

Além do consumo de alimento, o consumo de água também é fator crucial para o sucesso do desenvolvimento dos leitões. Os animais devem ter acesso contínuo a água fresca e de qualidade. Lembre-se, o consumo de água é correlacionado ao consumo de alimento, leitões que bebem mais água consomem mais alimento.

Regulagem correta da altura do bebedouro (A) e regulagem incorreta (B). Nota-se a dificuldade de ingestão de água pelo leitão B.
Foto 1. Regulagem correta da altura do bebedouro (A) e regulagem incorreta (B). Nota-se a dificuldade de ingestão de água pelo leitão B.

Leitão recém-nascido e o ambiente térmico adequado

Assim como a maioria dos animais, ao nascimento, os leitões possuem o sistema termorregulatório imaturo, ou seja, os leitões não conseguem manter sua temperatura corporal adequadamente. Além disso, eles possuem superfície de contato com o ambiente relativamente grande, baixa reserva energética e baixa porcentagem de gordura subcutânea, entre 1 e 2%.

A soma desses fatores confere aos leitões baixo isolamento térmico, que em conjunto com o sistema termorregulatorio imaturo torna imperativo a criação de um ambiente termicamente adequado aos leitões.

A zona de conforto térmico do leitão recém-nascido é de aproximadamente 32°C, com limite critico inferior de 29°C.

Para criar um ambiente térmico adequado, especialmente em épocas mais frias do ano é necessário o fornecimento de calor suplementar para os leitões. Esse aquecimento extra pode ser conseguido com o uso de uma fonte de calor, que pode ser uma lâmpada, tapete ou piso aquecido, ou campanulas, por exemplo.

As fontes de calor suplementar podem ser disponibilizadas dentro do escamoteador e também na área em que os leitões permanecem para mamar, ao lado da porca. Importante observar a posição e intensidade do calor suplementar para que não gere queimaduras, ou estresse por calor na porca.

Manejo dos leitões ao nascer

Manejo dos leitões do nascimento ao desmame

Ao nascimento os leitões devem ser limpos e secos imediatamente, para evitar perda de calor. Devem ser retirados os líquidos fetais e as membranas que envolvem os leitões ao nascimento, preferencialmente com toalha de papel descartável ou pó secante.

Esse manejo tem dois principais objetivos:

      • auxiliar na manutenção da temperatura dos leitões, evitando a perda de calor e consequente hipotermia;
      • evitar sufocamento, que pode ser causado pelas membranas fetais ao obstruir o trato respiratório.

Outro procedimento a ser realizado nos leitões neonatos é o corte do cordão umbilical. O cordão deve ser amarrado, cortado com tesoura desinfetada e mergulhado tintura de iodo ou iodo glicerinado.

O leitão recém-nascido tem três necessidade básicas a serem atendidas, ambiente adequado, nutrição e proteção contra doenças e esmagamento

Complemente seu conhecimento sobre manejos na maternidade com o conteúdo abaixo:

Episódio 4 – Maternidade: Temperatura e manejos da primeira semana

Anemia ferropriva em leitões: o que é, como se desenvolve e em que período devemos administrá-la

O ferro é necessário para prevenção da anemia em leitões. A anemia ferropriva, que é a anemia por deficiência de ferro, desenvolve-se rapidamente em leitões lactentes devido a diversos fatores, como:

        • baixas reservas de ferro no organismo do leitão recém-nascido;
        • baixo teor de ferro no colostro e no leite da porca;
        • falta de contato com o ferro do solo;
        • rápida taxa de crescimento dos leitões.

A anemia por deficiência de ferro pode ocorrer dentro de 7 a 10 dias após o nascimento.

O ferro pode ser administrado por via injetável ou por via oral. A administração injetável é preferida, pois o ferro administrado por via oral não é tão bem absorvido pelos leitões. O ferro oral também pode predispor alguns leitões a problemas de doença entérica, pois é um nutriente necessário para o crescimento de microrganismos no trato digestivo do leitão. Além disso, o ferro oral pode não ser absorvido em leitões com diarreia.

A administração do ferro para os leitões deve ocorrer entre um e três dias de idade. É recomendado a administração de 200 mg de ferro em uma única dose para leitões de um a três dias de idade. Leia atentamente o rótulo para saber a concentração de ferro do produto que está usando. A superdosagem de ferro pode ser tóxica.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO