Início Bovinos de Corte Qualidade nutricional da carne vermelha

Qualidade nutricional da carne vermelha

0
1901

Quais características você, como consumidor, leva em consideração ao comprar carne bovina?

O primeiro contato do consumidor com o produto acontece através da visão, principalmente, quanto à apresentação do produto, incluindo: forma, aspecto e cor. Um segundo momento é levado em consideração o odor do produto. Após a primeira compra realizada, mediante o consumo do produto, entra os sentidos de tato e paladar, momento em que a textura e o gosto do produto são avaliados.

Quando se trata de proteína, a carne vermelha é considerada uma fonte completa, pois apresenta todos os aminoácidos essenciais em boa quantidade. O perfil de aminoácidos na carne vermelha é muito semelhante ao exigido pelo ser humano, apresentando todos os aminoácidos essenciais para a construção e manutenção da massa muscular. Quanto aos teores das vitaminas, a carne vermelha é rica em vitaminas do complexo B e vitamina K. Vitaminas do complexo B são extremamente importantes para várias funções de nosso organismo, incluindo diversas rotas do metabolismo proteico e energético.

Dentre os minerais presentes na carne, destaca-se o zinco e o selênio, muito importantes como cofatores enzimáticos em diversos processos do organismo. O selênio, por exemplo, atua em consonância com a glutationa peroxidase, uma importante enzima antioxidante do sistema imune, reduzindo assim o envelhecimento precoce de células e tecidos.

O ferro também assume papel importante, pois sua deficiência pode ser relacionada com a anemia. Esse mineral encontra-se no tecido vegetal e animal em duas formas: no tecido animal, a maior parte do ferro é encontrada na forma “heme”, ou seja, trata-se do ferro ligado às moléculas de hemoglobina e mioglobina.

Da mesma forma que a molécula de colesterol é extremamente importante para um bom funcionamento do organismo, é valido ressaltarmos que os ácidos graxos também possuem funções importantes no organismo. São constituintes importantes das membranas celulares e, também, servem como fonte de energia para o organismo.

Quer mais detalhes sobre esse importe alimento para a dieta humana? Confira o e-Book produzido pelo consultor de serviços técnicos de bovinos de corte, José Rodolfo Carvalho:

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO