Saúde Avícola: Coccidioses em poedeiras comerciais

0
22

Quanto custa a prevenção?

Para cada tipo de instalação de aves poedeiras, o contato dos animais com as fezes pode acontecer em momentos distintos durante o ciclo de produção, ou ainda, nos casos de criação em gaiolas pouco ou nenhum contato.

Dentre os tipos de criação utilizados, podemos encontrar: extensiva, intensiva no piso, intensiva piso/gaiola (também conhecidas como part time) ou criação intensiva em gaiolas (full time).

As instalações as quais as aves são alojadas influenciam diretamente na saúde. A coccidiose, conhecida por ser uma das patologias que mais causa transtorno na avicultura, é transmitida pela coccidia, agente que pode afetar todas as aves que, eventualmente, tiverem contato com as fezes contaminadas.

Quando acometidas pela coccidiose, as aves podem apresentar queda na, abrindo portas para outras patologias. Além disso, promove piora no desempenho das aves e o aumento da mortalidade desses animais.

A demora no diagnóstico e no tratamento dessa patologia pode piorar ainda mais o quadro, por isso, foram desenvolvidas estratégias de prevenção de coccidioses, sendo a utilização de aditivos anticoccidianos a mais tradicional. Contudo, é indispensável o diagnóstico de um médico veterinário para averiguar o melhor aditivo a ser utilizado.

O uso de vacinas também tem se mostrado uma alternativa importante na prevenção dessa patologia, alternativa que depende do manejo do piso da gaiola. É preciso proporcionar o contato das aves com as fezes, para que o processo de vacinação seja efetivo.

Neste vídeo, Eduardo Tibery, Consultor Técnico Comercial de Aves da Agroceres Multimix, fala sobre causas, prevenção e tratamento de uma das patologias que mais afeta as aves poedeiras.

Confira:

Agroceres Multimix. Muito Mais que Nutrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui