Início Aves de Postura Ingredientes alternativos na alimentação de poedeiras comerciais

Ingredientes alternativos na alimentação de poedeiras comerciais

2
17215
Imagem destacada - Ingredientes Alternativos

Ingredientes alternativos:

Nos últimos anos, a avicultura de postura tem evoluído muito e, como segmento importante na produção de alimento humano de alto valor biológico, tem se adequado às técnicas que possibilitam a melhoria da eficiência de produção (RODRIGUES et al., 2005). Sendo assim, a nutrição de poedeiras comerciais é caracterizada como uma importante ferramenta para garantir os elevados níveis de produção atingidos pelas linhagens comerciais modernas, porém, é necessário constante monitoramento dos constituintes e sobre a qualidade da ração com  ingredientes alternativos fornecida às aves (STRINGHINI et al., 2005).

A indústria de rações avícolas utiliza em suas formulações uma grande quantidade de matéria-prima vegetal – cerca de 80% dos componentes. Esses ingredientes alternativos são usados como fontes de energia e proteína, e são essenciais nas dietas das poedeiras, pois influenciam diretamente no desempenho das aves. No Brasil, o milho e o farelo de soja são os  ingredientes alternativos mais usados como fonte energética e proteica nas dietas de aves, e o aumento constante nos preços desses grãos tem levado a um crescente interesse por alimentos alternativos que possam ser utilizados nas dietas, sem prejuízo no desempenho desses animais (TAVERNARI et a., 2008).

No atual contexto, pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o uso de alimentação alternativa, visando sanar dúvidas sobre o real potencial do alimento alternativo na produção animal. A crescente procura do milho para a alimentação humana e produção de Etanol, bem como os constantes aumentos da soja e seus derivados, dão maior evidência aos substitutos ditos alternativos.

Toda troca de ingredientes comumente utilizados por outros de oferta sazonal deve ser realizada levando-se em consideração uma série de fatores, visando a segurança alimentar e a manutenção do desempenho dos animais. Bellaver & Ludke (2004) descreveram que sempre que se avalia a oportunidade de uso de um ingrediente alternativo, alguns pontos devem ser observados, tais como:

  1.  Disponibilidade comercial;
  2.  Quantidade de nutrientes e energia;
  3.  Qualidade dos nutrientes;
  4.  Características físicas do ingrediente.


  • Ingredientes energéticos:

Sorgo

Sorgo - Ingredientes Alternativos

Vantagens:      O sorgo possui maiores níveis de histidina, isoleucina, leucina, fenilalanina, serina e valina, em relação ao milho.

Desvantagens: O fator limitante é a presença de substâncias antinutricionais, em especial o tanino, que provoca um efeito negativo sobre a digestão intestinal. Além disso, devido a menor quantidade de pigmentos (carotenos e xantofilas), ocorre redução da coloração da gema do ovo, exigindo a adição de pigmentantes artificiais ou naturais à ração.

Milheto

Milheto - Ingredientes Alternativos

Vantagens:      Possui teores de proteína superiores aos níveis encontrados no milho, maior concentração de aminoácidos (ADEOLA & ORBAM, 1995), o que permite a formulação de dietas com menor nível de aminoácidos sintéticos, reduzindo os custos com a ração (MURAKAMI et al., 2009) não possui fatores antinutricionais, resistente a fungos (BANDYOPADHYAY et al., 2007).

Desvantagens: Como o sorgo, o milheto também possui baixos índices de carotenoides, exigindo adição de pigmentantes naturais ou artificiais na ração. Possui também boa disponibilidade em certas épocas do ano.

Mandioca

Vantagens:      A farinha integral possui alta concentração de amido (65 a 75%), baixo em amilose, tornando-a de fácil digestão.

Desvantagens: Devido a presença de glicosídeos cianogênicos, conhecidos como Linamarina e Lotaustralina, que sob ação de ácidos e enzimas sofrem hidrólise liberando acetona (açúcar e ácido cianídrico), inibem a cadeia respiratória dos seres vivos.


  • Ingredientes proteicos:

Farelo de girassol

Farelo de Girassol - Ingredientes Alternativos

Vantagens:      Apresenta elevado teor de metionina, cálcio e fósforo, quando comparado ao farelo de soja, tornando-se um ingrediente importante como substituto proteico nas formulações.

Desvantagens: O girassol contém um composto polifenólico conhecido como ácido clorogênico que, embora não tenha sido observado efeitos prejudiciais, sabe-se que esse ácido pode inibir algumas enzimas, tais como a tripsina e lipase.

Farelo de canola

Farelo de Canola - Ingredientes Alternativos

Vantagens:      O farelo de canola apresenta maior teor de aminoácidos sulfurados, fibra bruta, cálcio, fósforo total em relação ao farelo de soja.

Desvantagens: Pode apresentar atividade goitrogênica, resultando em aumento de peso da tireóide e se for utilizado a níveis acima de 8 a 10% pode afetar o desempenho das aves. Também contém sinapina (1,0 a 1,5%), que parece não ter uma ação desfavorável para a maioria das aves, exceto poedeiras de ovos marrons que podem produzir ovos com odor de peixe.

Farinha de sangue

Farinha de Sangue - Ingredientes Alternativos

Vantagens:      Do ponto de vista do teor de aminoácidos, trata-se de uma farinha rica em lisina, triptofano, fenilalanina e treonina, sendo limitada em isoleucina, se comparada ao farelo de soja.

Desvantagens: A inclusão desse subproduto dependerá principalmente de seu preço, pois, apresenta baixa palatabilidade e restrição por problemas de contaminação microbiológica.

Amendoim

Farelo de Amendoim - Ingredientes Alternativos

Vantagens:      O farelo de amendoim contém elevado teor proteico, se comparado ao farelo de soja.

Desvantagens: O ponto mais negativo do uso de farelo de amendoim na alimentação animal é a infestação pós-colheita pelos fungos: Aspegillus flavus e Aspegillus parasitus, que produzem o princípio tóxico Aflatoxina.

Mamona

Vantagens:      O farelo de mamona tem grande potencial para ser utilizado em rações animais – substituindo fontes proteicas como o farelo de soja -, desde que as limitações relacionadas à sua toxidez e alergenicidade sejam superadas.

Desvantagens: Os princípios tóxicos encontrados na mamona são: a ricina, ricinina e um fator alergênico (CBA).

CONSIDERAÇÕES:

Todo o conhecimento sobre os alimentos convencionais utilizados na nutrição de monogástricos, juntamente com a possibilidade de substituí-los por alimentos com  ingredientes alternativos (em relação à composição nutricional, disponibilidade comercial, oportunidade versus preços), ressaltam a importância em relação à continuidade de estudos na área de nutrição animal, para comprovar que é possível utilizar estes subprodutos, sem prejuízos ao desempenho zootécnico das aves.

Agroceres Multimix. Nutrição Animal.

2 COMENTÁRIOS

    • Olá João! Tudo bem? Existem inúmeros fatores que afetam a formulação de rações para aves poedeiras. Sugerimos que você consulte a empresa genética que lhe forneceu as aves. Certamente, eles têm um manual com as melhores indicações para as aves que você possui. Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO