Início Suínos A importância do investimento nutricional em leitões desmamados – Creche

A importância do investimento nutricional em leitões desmamados – Creche

0
2762
Leitões Desmamados - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Leitões Desmamados. Quando o barato sai caro.

No ciclo de produção dos suínos, a fase de creche é uma das mais importantes para o desenvolvimento do animal. É nesse período que os leitões desmamados necessitam de uma nutrição animal mais balanceada em virtude do desmame, além de um manejo adequado que estimule o consumo de ração.

Leitões Desmamados - Nutrição Animal - Agroceres MultimixA alimentação representa entre 65 e 75% do custo total de produção de suínos em ciclo completo. Deste montante, aproximadamente 85% são relativos à alimentação dos leitões desmamados até o abate. As rações nesse período são mais onerosas porque contém ingredientes nobres e de alto valor nutricional para os leitões desmamados, como: lácteos, cereais processados e proteínas de alto valor biológico e moduladoras do sistema imune, visando melhorar o aproveitamento do alimento e o crescimento dos animais.
Na creche, o ganho de peso é intenso. O leitão é capaz de multiplicar em, pelo menos, quatro vezes o seu peso inicial e o principal crescimento é em massa muscular, de modo que a eficiência de conversão do alimento em ganho de peso é alta. Embora o custo das rações nesse período seja mais alto do que na recria e terminação, o animal consome menor quantidade para ganhar um quilograma de peso, diferentemente dos estágios finais em que as rações são mais baratas, porém, a quantidade de alimento ingerida é muito maior para ganhar o mesmo quilograma de peso.

Leitões Desmamados - Nutrição Animal - Agroceres MultimixDe acordo com estudos revisados por Cole e Varley (2000), a taxa de ganho de peso na primeira semana pós-desmame tem influência significativa no ganho de peso até o abate, indicando que retardos no ganho de peso na fase inicial do crescimento dificilmente são recuperados e têm como resultados pesos mais leves ao abate ou um aumento significativo no número de dias para se atingir o peso de abate. E os números não mentem: para cada 1Kg a mais na saída da creche equivale a 2,5 Kg a mais na terminação, ou a 3 dias a menos na idade de abate para um mesmo peso final (Wilcock 2009).
Vale lembrar que outros fatores, além da nutrição animal propriamente dita, precisam ser atendidos nesse período, como o manejo adequado dos comedouros e bebedouros.
Diante disso, o suinocultor que acredita estar economizando com a ração no período de creche dos leitões desmamados pode ter uma surpresa desagradável, com comprometimento dos resultados ao final do ciclo. Sendo assim, o barato pode sair caro.

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO