Parte 1: Vocação para pesquisa, foco em resultados – pesquisa no agronegócio
A Agroceres é uma empresa fundada por pesquisadores, nascida dos ideais: inovação tecnológica, melhoria constante e eficiência nos resultados. Fazer pesquisa no agronegócio é comprar sonhos e vender ideias. Mas você já parou para pensar na importância da pesquisa para sua vida?
Para exemplificar, valemos de uma breve analogia: o que leva grandes empresas automobilísticas a gastarem milhões de dólares em competições esportivas, como a Fórmula 1? A resposta nós temos diariamente quando entramos em nos nossos carros e vamos para o trabalho.
Durante o trânsito intenso, uma freada brusca com um freio ABS pode impedir você de se acidentar, ou então, caso se acidente, ainda temos: o air bag, a tecnologia embutida nos pneus do carro, o sistema de injeção eletrônica, enfim, milhares de itens que garantem nossa segurança e dão eficiência aos nossos carros. Itens que podem salvar nossas vidas e que foram desenvolvidos em laboratórios e campos de teste, como a Fórmula 1.
Então, por que a Agroceres Multimix investe tanto em pesquisa no agronegócio? Simples! Para que o produtor tenha a garantia de estar comprando soluções que realmente trarão grandes resultados; essa garantia é revertida em produtividade e qualidade. Este é o limiar que define o sucesso do negócio. Uma pesquisa científica bem conduzida permite separar o “achismo” (empirismo) da verdade que pode ser provada, repetida e aplicada.
A análise e interpretação de resultados experimentais ou dados provindos do campo são de extrema importância para difusão de tecnologias e discernimento a respeito da informação gerada. O uso de técnicas que permitam extrair informações e transformá-las em conhecimento, com um grau aceitável de confiança, pode auxiliar a tomada de decisões, direcionar investimentos e qualificar processos ou produtos. Há um tênue limiar entre o empirismo e a informação obtida e analisada por meios não apropriados.
Os experimentos visam obter respostas vindas de uma pequena população (amostra) representativa, permitindo-se fazer deduções e extrapolações dessa amostra ao universo. Por exemplo, isolando-se todos os fatores que possam afetar o desempenho de frangos de corte e aplicando-se testes com determinado aditivo, se houver alguma reação benéfica ou maléfica do produto para essa população em questão, sabe-se que esse efeito será replicado nas populações de frangos que estão no campo.
Porém, isso não se constitui uma simples observação! Há critérios estatísticos apropriados para cada situação, que devem ser aplicados para que a pesquisa no agronegócio tenha validade e se possa extrapolar seus resultados. O conhecimento desses critérios, técnicas e padrões de análises é importante para professores, alunos, profissionais e produtores que precisam comparar e avaliar situações contrastantes com efeitos derivados de vários fatores ou interpretar dados científicos, observando e discernindo a consistência (ou não) da informação ali presente.
Diversos trabalhos científicos ou informações divulgadas na mídia apresentam grandes resultados e ganhos milagrosos, porém quando se observam os detalhes de condução da pesquisa no agronegócio, condições no qual foram realizadas e sua aplicação no campo, têm-se algumas decepções! Isto representa tempo perdido, investimento sem retorno e o pior, disseminação do falso conhecimento.
Esta realidade não é encontrada somente no meio acadêmico; diversos técnicos cometem equívocos ao analisarem dados, que levam a falsas conclusões pura e simplesmente por desconhecer os critérios e métodos adequados que poderiam ser empregados.
Todo o investimento em Pesquisa e Inovação feito pela Agroceres Multimix em seus Centros de Pesquisas não são apenas para oferecer milagres ao produtor, mas sim, respostas e soluções – testadas, provadas e comprovadas! Isso tudo garante conhecimento para nossa equipe de campo e nutricionistas, além de lucro ao produtor.
Para saber mais sobre o Núcleo de Tecnologia e Inovação da Agroceres Multimix, clique no link abaxo:
https://agroceresmultimix.com.br/blog/nucleo-de-tecnologia-e-inovacao/