Início Por dentro da Agroceres Multimix Núcleo de Tecnologia e Inovação: pesquisa no agronegócio

Núcleo de Tecnologia e Inovação: pesquisa no agronegócio

0
1416
pesquisa no agronegócio - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Parte 1: Vocação para pesquisa, foco em resultados – pesquisa no agronegócio

A Agroceres é uma empresa fundada por pesquisadores, nascida dos ideais: inovação tecnológica, melhoria constante e eficiência nos resultados. Fazer pesquisa no agronegócio é comprar sonhos e vender ideias. Mas você já parou para pensar na importância da pesquisa para sua vida?
Para exemplificar, valemos de uma breve analogia: o que leva grandes empresas automobilísticas a gastarem milhões de dólares em competições esportivas, como a Fórmula 1? A resposta nós temos diariamente quando entramos em nos nossos carros e vamos para o trabalho.

pesquisa no agronegócio - Agroceres MultimixDurante o trânsito intenso, uma freada brusca com um freio ABS pode impedir você de se acidentar, ou então, caso se acidente, ainda temos: o air bag, a tecnologia embutida nos pneus do carro, o sistema de injeção eletrônica, enfim, milhares de itens que garantem nossa segurança e dão eficiência aos nossos carros. Itens que podem salvar nossas vidas e que foram desenvolvidos em laboratórios e campos de teste, como a Fórmula 1.
Então, por que a Agroceres Multimix investe tanto em pesquisa no agronegócio? Simples! Para que o produtor tenha a garantia de estar comprando soluções que realmente trarão grandes resultados; essa garantia é revertida em produtividade e qualidade. Este é o limiar que define o sucesso do negócio. Uma pesquisa científica bem conduzida permite separar o “achismo” (empirismo) da verdade que pode ser provada, repetida e aplicada.

pesquisa no agronegócio - Agroceres MultimixA análise e interpretação de resultados experimentais ou dados provindos do campo são de extrema importância para difusão de tecnologias e discernimento a respeito da informação gerada. O uso de técnicas que permitam extrair informações e transformá-las em conhecimento, com um grau aceitável de confiança, pode auxiliar a tomada de decisões, direcionar investimentos e qualificar processos ou produtos. Há um tênue limiar entre o empirismo e a informação obtida e analisada por meios não apropriados.

Os experimentos visam obter respostas vindas de uma pequena população (amostra) representativa, permitindo-se fazer deduções e extrapolações dessa amostra ao universo. Por exemplo, isolando-se todos os fatores que possam afetar o desempenho de frangos de corte e aplicando-se testes com determinado aditivo, se houver alguma reação benéfica ou maléfica do produto para essa população em questão, sabe-se que esse efeito será replicado nas populações de frangos que estão no campo.

pesquisa no agronegócio - Agroceres MultimixPorém, isso não se constitui uma simples observação! Há critérios estatísticos apropriados para cada situação, que devem ser aplicados para que a pesquisa no agronegócio tenha validade e se possa extrapolar seus resultados. O conhecimento desses critérios, técnicas e padrões de análises é importante para professores, alunos, profissionais e produtores que precisam comparar e avaliar situações contrastantes com efeitos derivados de vários fatores ou interpretar dados científicos, observando e discernindo a consistência (ou não) da informação ali presente.
Diversos trabalhos científicos ou informações divulgadas na mídia apresentam grandes resultados e ganhos milagrosos, porém quando se observam os detalhes de condução da pesquisa no agronegócio, condições no qual foram realizadas e sua aplicação no campo, têm-se algumas decepções! Isto representa tempo perdido, investimento sem retorno e o pior, disseminação do falso conhecimento.
Esta realidade não é encontrada somente no meio acadêmico; diversos técnicos cometem equívocos ao analisarem dados, que levam a falsas conclusões pura e simplesmente por desconhecer os critérios e métodos adequados que poderiam ser empregados.

Todo o investimento em Pesquisa e Inovação feito pela Agroceres Multimix em seus Centros de Pesquisas não são apenas para oferecer milagres ao produtor, mas sim, respostas e soluções – testadas, provadas e comprovadas! Isso tudo garante conhecimento para nossa equipe de campo e nutricionistas, além de lucro ao produtor.

Para saber mais sobre o Núcleo de Tecnologia e Inovação da Agroceres Multimix, clique no link abaxo:

https://agroceresmultimix.com.br/blog/nucleo-de-tecnologia-e-inovacao/

Agroceres Multimix. Muito Mais Que Nutrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO