Você sabia que na primeira semana de vida o frango de corte chega a ganhar 3,4 vezes o seu peso relativo, decrescendo à medida que a idade avança?
O consultor técnico de aves da Agroceres Multimix, João Batista Luchesi, explica a importância da fase inicial de frangos de corte e os cuidados necessários para que o potencial de crescimento das aves não seja prejudicado.
Cerca de 80% da energia que o animal consome durante a fase inicial é dedicado ao seu crescimento, sendo os outro 20% para manutenção, portanto, tudo que pudermos fazer para que o animal transforme energia em crescimento será de extrema importância.
A temperatura ambiente é um fator importantíssimo a ser considerado durante essa fase em que as aves não conseguem ter a plena capacidade de termoregulação, pois se tornam homeotérmicos (sangue quente) somente a partir de uma determinada idade. Por isso, é preciso evitar que os animais percam desempenho devido à baixa temperatura.
Outro fator de extrema importância é a renovação de ar, pois a baixa absorção de oxigênio pode comprometer o crescimento das aves. Lembrando que, não se fala em ventilação nessa fase, é renovação de ar com qualidade.
Assista o vídeo e fique por dentro do assunto.