Início Bovinos de Corte Cuidando da Cria: Por que e como implementar uma estação de monta...

Cuidando da Cria: Por que e como implementar uma estação de monta na propriedade?

0
6821
estação de monta

Estação de Monta : Como implementar e por quê?

Ter uma estação de monta bem construída talvez seja um dos fatores mais impactantes na reprodução reprodutiva, sendo ela, em conjunto com a capacidade de pastagem, quem ditará e produzirá produtivamente o sistema de criação.

No campo, ainda é comum encontrarmos pecuaristas que trabalham com o touro solto, junto à vacada durante o ano todo, sem nenhuma estação de monta definida. Nesses sistemas, é praticamente impossível haver qualquer controle, do ponto de vista técnico e econômico.

Implementar uma estação de monta na propriedade permite melhorar a eficiência reprodutiva, uma vez que, se adequar à época do nascimento das crias e à época da reprodução das férias nas melhores condições ambientais.

Além das vantagens reprodutivas, considere também os investimentos e manejo ao concentrar as ações em épocas de ano, melhorando assim ou aproveitando a mão de obra da fazenda. Fora isso, com lotes de bezerros contemporâneos e homogêneos, permite ao produtor maior poder de barganha na hora de comercializar animais.

Ter uma estação de monta facilita a evolução do melhoramento genético do rebanho, uma vez que, ou descarregar vacas improdutivas e a avaliação de lotes contemporâneos se tornar mais efetiva.

Pelo exposto, fica claro que são várias as vantagens de uma estação de monta bem definida, mas para quem ainda não faz, como começar?

O primeiro passo para implementar uma estação de monta na propriedade seria ir para o caderno de anotações da fazenda e se perguntar: qual o mês com maior incidência de nascimentos? A partir desta informação é possível saber o mês com maior quantidade de nascimentos; e voltando há 9 meses desses dados, temos o mês em que “naturalmente” ocorre a maior quantidade de prenhezes, ou seja, temos o mês, em que ocorre a maior fertilidade das crianças, de forma natural.

estação de monta

Uma vez definida ou o mês de maior fertilidade das matrizes, temos duas opções para serem seguidas:

A primeira, apresenta menor impacto inicial. Nessa, os limites que a estação de monta será de, aproximadamente, 6 meses, com os meses adicionados em função do mês de maior fertilidade. Definido os meses de reprodução, retire e retire o meio da vacada até o final do período estabelecido. Feito isso, reduzimos, ano após ano, 15 dias no início e no final da estação, até chegar a uma estação de monta de 90 dias. Dessa forma, não há um ano após a implementação de uma estação de monta estabilizada em aproximadamente 90 dias. Essa implementação é mais tranquila para o produtor, sem tocar em “descarregar” as vacas vazias, pois não penaliza os animais que já estão em reprodução na fazenda.

Seguindo, como a segunda opção para implementar uma estação de monta , pode iniciar já no primeiro ano em um período de 90 dias, nesse caso, ou o produtor usará como usar um descarte muito grande de vacas vazias na final da estação, mas que pode ser compensado pelo ingresso de novilhas para reposição, uma vez que, a venda de vacas de descarte possibilita essa aquisição.

Em algumas opções, sempre há uma estação de monta de 90 dias, isso é porque deve ter como objetivo – em qualquer fazenda de criação – “colher” 1 colher de sopa de vaca, por ano, e saber que gestação dura 285 a 290 dias, para cumprir com a meta de 1 bezerro por ano, teríamos uma janela de 75 a 80 dias para emprestar os animais após o parto, sendo essa a janela ótima para uma estação eficiente.

 Devemos pensar que, estações mais curtas podem maximizar ou aflorar mais ainda como vantagens de uma estação de monta . Por exemplo, quanto mais curto o EM, mais bezerros nascidos no início do ano, com menor diferença de idade entre eles, resultando em uma bezerrada com maior potencial de desempenho dentro da propriedade, com a idade ao abater e / ou com a idade das crianças na fase de reprodução. Outro bom exemplo de que justificar uma estação de monta mais curta é uma seleção mais criteriosa sobre vacas, não é “fertilidade”, pois, as fêmeas podem emprestar mais cedo na estação de monta são, normalmente, como mais produtivas e usadas para evitar rebanho por mais tempo.

Fazer com que as vacas emprestem no início da estação de monta é uma oportunidade às mesmas entrar em um “ciclo bom”, sem chances como essas dessas vacas sempre emprenharem no início de cada estação de monta será sempre maior, por algum motivo, emprenharam no final da estação de monta . Essas, por sua vez, sempre serão candidatas a serem descartadas na próxima estação.

Os trabalhos de programação fetal Mostram que os filhos nascem mais cedo (apresentam filhos mais novos), apresentam maior potencial de desempenho.

De forma geral, o impacto da estação de monta é muito grande sobre todo o sistema de produção. Apesar de existirem sistemas que ainda não usam a estação de monta , fica difícil imaginar uma fazenda de ciclo completo e / ou apenas cria uma estação de monta , com bezerros nascendo durante todo o ano, desmames ocorrendo durante todo o ano e animais na propriedade nas mais diversas idades, ao mesmo tempo e local.

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO