Início Aves de Postura Histórias do campo: uma embalagem que define qualidade

Histórias do campo: uma embalagem que define qualidade

0
1063
fatores de resistência da casca do ovo

Fatores de resistência da casca do ovo

Tão importante quanto o próprio conteúdo, a embalagem diz muito sobre o produto. Quando falamos sobre o mercado de postura comercial, esse quesito tem prioridade alta, uma vez que é a casca a principal responsável por armazenar o ovo, ou seja, o ovo é o único alimento que já vem embalado naturalmente.

Foi em Bastos-SP, capital do ovo, que o avicultor Sérgio Cardoso descobriu a importância de investir em ovos com cascas mais resistentes, para então reduzir gastos com perdas durante todo o processo.

Após assumir a granja dos pais, Sérgio se via rodeado por concorrentes muito competentes, que possuíam não somente um grande número de aves, mas investiam em novas tecnologias de automação. “Meu pai tinha orgulho da genética das nossas aves e a minha mãe sempre se preocupou em fornecer uma boa nutrição a elas, mas ao fazer uma análise dos meus concorrentes, percebi que a comercialização deles era muito melhor, mesmo com preços de mercado maiores que os meus”, refletia.

Com cerca de 400 mil aves alojadas, atingindo uma média de postura de mais de 340 mil ovos/dia, a Granja Renascer não ficava muito atrás das outras quando o assunto era tecnologia. No entanto, algumas situações haviam prejudicado a reputação dos ovos da granja. Todos os meses, pelo menos um cliente devolvia uma quantidade considerável de ovos, alegando problemas relacionados a quebras e trincas. Sem contar as perdas antes mesmo de os ovos saírem da granja.

O produtor acreditava que a nutrição seria a principal responsável pelos problemas relacionados à casca dos ovos e, por isso, acionou Rafael Innocentini, consultor técnico comercial de aves da Agroceres Multimix para encontrar as melhores soluções. “Quando começamos a atender a Granja Renascer os níveis de cálcio e fósforo da dieta das aves já estava deficitário. Acionei nossa área técnica e pedi para que elaborassem numa nova formulação que atendesse todos os nutrientes necessários, inclusive os minerais que constituem parte importante do organismo animal, para melhorar desempenho das aves e qualidade dos ovos. No entanto, acredito que o problema do senhor Sérgio seja outro”, avalia o consultor.

Foi então que a empresa de nutrição animal decidiu acionar os serviços técnicos de aves para avaliar a situação. A equipe formada por especialistas atua nos fatores que impactam a produção, realizando: avaliação da ambiência, técnicas de manejo, sanidade, gestão de dados, entre outras coisas.

E não demorou muito para que a avaliação mostrasse qual era de fato o maior entrave no sistema de produção da Granja Renascer. A consultora de serviços técnicos, Márcia Buss, realizou uma análise minuciosa de todo o processo. Em diversos momentos o equipamento que monitora os pontos críticos ao longo do processo de produção de ovos indicou impactos dos ovos. Na esteira e durante o processo de higienização dos ovos esses choques eram ainda maiores.

fatores de resistência da casca do ovo

Ao avaliar o diagnóstico e escutar da equipe qual era o principal problema da granja, Sérgio admitiu que não havia contratado especialistas para instalação dos equipamentos. “Por ser tudo novo, eu pensava que os equipamentos não demandariam tantos ajustes assim, mas deu pra perceber que esse processo não é tão simples quanto parece. A sorte mesmo foi encontrar pessoas que entendessem de fato do assunto, com experiência para me mostrar que eu estava errado. Melhor ainda é saber que a gente pode contar com uma consultoria tão completa como essa, desde a nutrição a todos os outros fatores que interferem diretamente na minha produção”, compartilha.

Hoje, o índice de perdas de ovos na granja não passa de 2% e as reclamações dos clientes foram quase para zero, pois acabou surgindo outro problema a ser resolvido. “Com a melhora significativa dos ovos, a demanda dos meus compradores disparou e eu tive que contratar mais gente para me ajudar. Além disso, já estou com um projeto novo para aumentar o número de alojamentos, tudo acompanhado pelas orientações dos técnicos da Agroceres Multimix. A ideia é atender todo mundo e contribuir para o aumento do consumo de ovos pela população”, estima Sérgio.

 

Nutrição Animal – Agroceres Multimix

*Narrativa fictícia, desenvolvida a partir de problemas reais, extraídos de relatórios de visitas técnicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO