Leitões Desmamados. Quando o barato sai caro.
No ciclo de produção dos suínos, a fase de creche é uma das mais importantes para o desenvolvimento do animal. É nesse período que os leitões desmamados necessitam de uma nutrição animal mais balanceada em virtude do desmame, além de um manejo adequado que estimule o consumo de ração.
Na creche, o ganho de peso é intenso. O leitão é capaz de multiplicar em, pelo menos, quatro vezes o seu peso inicial e o principal crescimento é em massa muscular, de modo que a eficiência de conversão do alimento em ganho de peso é alta. Embora o custo das rações nesse período seja mais alto do que na recria e terminação, o animal consome menor quantidade para ganhar um quilograma de peso, diferentemente dos estágios finais em que as rações são mais baratas, porém, a quantidade de alimento ingerida é muito maior para ganhar o mesmo quilograma de peso.
Vale lembrar que outros fatores, além da nutrição animal propriamente dita, precisam ser atendidos nesse período, como o manejo adequado dos comedouros e bebedouros.
Diante disso, o suinocultor que acredita estar economizando com a ração no período de creche dos leitões desmamados pode ter uma surpresa desagradável, com comprometimento dos resultados ao final do ciclo. Sendo assim, o barato pode sair caro.