Início Aves de Postura Principais doenças metabólicas de galinhas poedeiras

Principais doenças metabólicas de galinhas poedeiras

2
1583
doenças metabólicas

Ao considerarmos a produção de ovos no Brasil, observamos que 0,46% é destinada às exportações, enquanto 99,54% ficam no mercado interno. O consumo dessa fonte proteica de baixo custo vem aumentando nos últimos anos: de 2010 a 2021, o consumo passou de 148 unidades/habitante para 257 unidades/habitante (ABPA, 2022).

Para que a produção nacional continue crescendo, é fundamental mantermos os lotes de galinhas com ótima condição sanitária. Doenças patogênicas são frequentemente discutidas, porém, distúrbios nutricionais e doenças metabólicas não identificados e tratados também resultam em prejuízos aos índices produtivos e econômicos.

Segundo Swayne et al. (2020), como o perfil metabólico ainda não foi amplamente estabelecido enquanto ferramenta de rotina para diagnóstico em aves, muitas doenças metabólicas são reconhecidas apenas através do exame macroscópico e histológico dos animais afetados. Para determinar se uma condição é um problema metabólico, é essencial descartar o diagnóstico de infecções patogênicas.

De acordo com Wu (2020), distúrbios metabólicos podem ocorrer devido aos seguintes fatores:

        • dieta de má qualidade;
        • ingestão inadequada, ou excessiva de nutrientes;
        • deficiências na digestão, absorção, utilização ou armazenamento de nutrientes;
        • desequilíbrios e antagonismos entre nutrientes;
        • excreção excessiva de nutrientes;
        • aumento das necessidades de nutrientes por células, tecidos ou organismo como um todo devido a mudanças fisiológicas, ou ambientais;
        • controle metabólico anormal;
        • desidratação; e
        • toxinas no ambiente e na dieta.

Ainda de acordo com o autor, na produção animal, os distúrbios metabólicos geralmente resultam de deficiências ou excessos simultâneos de vários nutrientes e podem associar-se a infecções bacterianas, fúngicas, virais ou parasitárias.

Dentre os distúrbios metabólicos, Leeson (2007) cita dois tipos: os endêmicos, responsáveis por afetar uma proporção relativamente pequena de lotes de animais; e os distúrbios esporádicos, que apresentam incidência relativamente alta.

Em relação às doenças metabólicas que acometem galinhas de postura, atualmente, as mais frequentes são a síndrome hemorrágica do fígado gorduroso e a fadiga de gaiola, consideradas problemas esporádicos e preocupantes (LEESON, 2007).

Síndrome hemorrágica do fígado gorduroso

A síndrome hemorrágica do fígado gorduroso é uma doença não infecciosa (metabólica) de galinhas poedeiras, que se caracteriza por acúmulo excessivo de gordura no fígado e na cavidade abdominal, ruptura e hemorragia hepática e morte súbita (SHINI, 2014).

Legenda da foto: Figura 1a (esquerda): Fígado normal. Figura 1b (direita): Síndrome hemorrágica hepática gordurosa. Sangue grande coágulos que surgem do fígado. Observe o excesso gordura abdominal (Fonte: Conteúdo Técnico da Hy-Line)

Embora a causa específica da doença ainda não esteja claramente elucidada, sabe-se que vários fatores podem causar aumento da deposição de gordura nas células do fígado, como:

        • alta produção de ovos (o fígado é o principal local onde ocorre a síntese lipídica, e é muito ativo nas galinhas em período de produção);
        • presença de toxinas;
        • desequilíbrios nutricionais;
        • consumo excessivo de dietas com níveis altos de energia;
        • dietas pobres em fatores lipotrópicos;
        • desequilíbrios endócrinos e
        • componentes genéticos (DUNKLEY, 2009).

Fatores lipotrópicos como colina, metionina e vitamina B12 são responsáveis pela mobilização de gordura do fígado. Dietas com baixos níveis desses fatores podem resultar em infiltração de gordura hepática e o excesso de gordura acumulada no fígado pode oxidar e causar hemorragias letais (LEESON, 2007).

Leeson (2007) também destaca a influência de dietas com baixo teor de proteínas e alto teor de energia e dietas com desequilíbrio ou deficiência de aminoácidos, como os principais colaboradores para a condição de síndrome hemorrágica do fígado gorduroso em galinhas poedeiras. O autor ressalta a importância da restrição alimentar, ou energética, em casos de consumo excessivo de ração.

Além dos fatores citados anteriormente, Shini et al. (2019) relatam que o aumento do peso corporal das galinhas pode impactar na mortalidade e estar associado à síndrome hemorrágica do fígado gorduroso. E, ainda, estudos observam níveis elevados de lipídios hepáticos em aves mantidas em ambientes com temperaturas mais altas, visto que a temperatura ambiente pode afetar o balanço energético das aves, favorecendo a ocorrência da síndrome hemorrágica do fígado gorduroso, e grande quantidade de gordura presente na cavidade abdominal e ao redor das vísceras (SWAYNE et al., 2020; WU, 2020).

Osteoporose ou “fadiga da gaiola”

doenças metabólicas
fonte: Circular Técnica 43/2005 – Embrapa Suínos e Aves

A outra doença metabólica mais frequente em galinhas poedeiras é a osteoporose ou “fadiga da gaiola”, doença relacionada à idade das galinhas, que se caracteriza pela redução da mineralização normal do osso estrutural, com consequente aumento da fragilidade e suscetibilidade a fraturas (SWAYNE et al., 2020).

A osteoporose resulta em alta incidência de fraturas, representando grave problema de bem-estar para as galinhas, além de serem observadas perdas de produção e mortalidade (WHITEHEAD; FLEMING, 2000).

Os fatores que contribuem para o desenvolvimento da osteoporose incluem:

        • dieta inadequada;
        • falta de absorção de cálcio, fósforo ou metabólitos da vitamina D;
        • formação óssea prejudicada;
        • deficiência de estrogênio e
        • falta de exercício (SWAYNE et al., 2020).

Mazzuco (2005) complementa essa ideia afirmando que a seleção genética visando maximização da produção de ovos, associada à redução do peso corporal (melhor eficiência alimentar), acarretou menor massa óssea estrutural nas aves. Quando as galinhas atingem a maturidade sexual, inicia-se a perda óssea, que continua durante todo o período de postura e é agravada em galinhas na fase final de produção (WHITEHEAD; FLEMING, 2000).

Swayne et al. (2020) ressaltam que algumas abordagens nutricionais como o uso de níveis adequados de inclusão de cálcio, fósforo e vitamina D podem aliviar e até mesmo prevenir a osteoporose. Os autores também destacam que a alimentação de cálcio na forma de grânulos de calcário, por exemplo, apesar de não impactar muito na perda de osso estrutural, pode prolongar o período de absorção de cálcio durante a noite e reduzir a depleção de osso medular, beneficiando a qualidade da casca do ovo.

Ademais, Leeson (2007), destaca não só a importância da alimentação faseada de cálcio e fósforo, mas também a da nutrição pré-postura adequada.

Conclusões

O presente artigo objetiva apresentar apenas estas duas doenças metabólicas, hoje mais frequentes na avicultura de postura. Porém, é importante citar outras doenças metabólicas relatadas na literatura, como o raquitismo, gota, urolitíase renal, desequilíbrios na ingestão de água, desequilíbrio eletrolítico, deficiências e toxicidades de vitaminas e minerais (SUMMERS et al., 2013).

Dessa maneira, fica evidente a necessidade de sempre formularmos as rações visando atender às exigências nutricionais dos animais, bem como elaborar as rações garantindo a qualidade das matérias-primas e uma boa mistura, a fim de oferecer alimentação adequada para atender o máximo do potencial genético das aves.

Contudo, conforme já mencionado anteriormente e descrito por Wu (2020), em relação às doenças metabólicas, devemos considerar que diversos fatores podem interferir no fornecimento de rações idênticas ao que foi formulado. Podemos ter interferência de:

        • metabolismo dos nutrientes,
        • vias bioquímicas incorretas devido às enzimas, coenzimas ou cofatores desregulados,
        • fornecimento insuficiente ou excessivo de nutrientes,
        • animais com deficiência nutricional, ou intoxicados por fatores dietéticos ou ambientais.

Diante desse cenário, devemos sempre priorizar o trabalho cuidadoso envolvendo genética, ambiência, sanidade e nutrição adequadas, visando evitar os distúrbios metabólicos o máximo possível.

Por fim, sabendo-se que nem sempre é exequível, é importante fazer o diagnóstico cuidadoso e tratamento eficaz das doenças metabólicas para garantir a elevada eficiência da produção.

REFERÊNCIAS

ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal. Relatório Anual 2022. Disponível em: < https://abpa-br.org/relatorios/>. Acesso em: 19 jan. 2023.
DUNKLEY, C. Important nutritional diseases that affect laying hens. 2009. Disponível em: < https://www.thepoultrysite.com/articles/important-nutritional-diseases-that-affect-laying-hens>. Acesso em: 02 nov. 2022.
LEESON, S. Metabolic challenges past, present, and future. J. Appl. Poult. Res., v. 16, p. 121-125, 2007.
MAZZUCO, H. Osteoporose em poedeiras comerciais: uma doença multifatorial. Circular Técnica – Embrapa, v. 43, p. 1-8, 2005.
SHINI, A. Fatty liver haemorrhagic syndrome in laying hens. 2014. 188 f. Tese – School of Agriculture and Food Sciences da Universidade de Queensland, Universidade de Queensland, Austrália, 2014.
SHINI, A. et al. Fatty liver haemorrhagic syndrome occurrence in laying hens: impact of production system. Avian Pathology, v. 48, n. 1, p. 25-34, 2019.
SUMMERS, J. D. et al. Metabolic disorders in poultry. Packington, Leicestershire: Context, 2013, 327p.
SWAYNE, D. E. et al. Diseases of Poultry. 14 ed. Hoboken, NJ: Wiley-Blackwell, 2020, 1451p.
WHITEHEAD C. C.; FLEMING, R. H. Osteoporosis in cage layers. Poultry Science, v. 79, p. 1033–1041, 2000.
WU, G. Management of metabolic disorders (including metabolic diseases) in ruminant and nonruminant animals. Animal Agriculture, p. 471-491, 2020.

2 COMENTÁRIOS

  1. Estou iniciando um estudo para adentrar no ramo de criação de galinhas poedeiras. Decidi começar por doenças nas aves pra não causar impacto ambiental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO