Início Novidades Programa de estágio no Centro de Pesquisa da Agroceres Multimix: uma experiência...

Programa de estágio no Centro de Pesquisa da Agroceres Multimix: uma experiência para a vida toda

8
4664
Programa de Estágio - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Programa de estágio no Centro de Pesquisa da Agroceres Multimix

Já imaginou ter a possibilidade de colocar em prática todo conhecimento absorvido durante o período acadêmico, em um lugar que respira tecnologia, inovação e reflete fielmente a realidade de um profissional? Nosso Programa de Estágio é apenas um dos privilégios que o Centro de Pesquisas da Agroceres Multimix oferece para os futuros profissionais do agronegócio.

Um dos pilares que compõe o Núcleo de Tecnologia e Inovação da empresa, o Centro de Pesquisas “Professor José Maria Lamas da Silva” funciona como uma importante ferramenta para a obtenção de dados pertinentes à nutrição animal, uma responsabilidade de nível profissional.

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres MultimixO programa de estágio da Agroceres Multimix permite que o estudante obtenha conhecimento de diferentes espécies de animais, em diversos sistemas de produção. O objetivo é proporcionar aprendizagem por meio de práticas de manejo reprodutivo, sanitário e nutricional, assim como na condução de experimentos, através do convívio diário com profissionais das áreas de suinocultura, avicultura e bovinocultura. O programa de estágio tem duração de 3 meses, mas pode variar de acordo com a disponibilidade de horas do estudante.

Dois supervisores locais acompanham o desenvolvimento do programa de estágio, Lásaro José Pereira Junior é responsável pela parte administrativa (proporciona condições para realização das pesquisas e administração local), com formação em Medicina Veterinária, e Fernando Augusto de Souza é responsável pelos estagiários e pelas pesquisas realizadas no Centro (organização dos experimentos, distribuição, tabulação e análise de dados, etc.), com doutorado em Zootecnia.

Além disso, cada setor possui um consultor técnico que, através de visitas regulares, preza pelo resultado zootécnico e cuida para que sejam seguidos padrões de produção semelhantes aos do mercado.

Bruno Oliver Rosa, supervisor geral do Centro de Pesquisa, garante que não há no Brasil, um modelo de programa de estágio tão completo, capaz de englobar vários segmentos em um único lugar. “O nosso plano de atividades permite que o estudante acompanhe de perto a realidade das diferentes espécies de animais. Seja na área de aves, bovinos ou suínos, a ideia é fazer com que o estagiário conheça as particularidades e desafios de cada segmento de forma prática, para então, descobrirmos o potencial do estudante em determinada área”, explica.

As instalações
O Centro de Pesquisas da Agroceres Multimix está localizado em Patrocínio-MG. Já foram realizados mais de 90 experimentos em bovinocultura de corte, avicultura e suinocultura. Em 2017 iniciaremos as atividades com bovinos leiteiros. Nosso plantel anual conta com: 35000 aves, 5000 suínos e 500 bovinos de corte no intuito de testar e validar nossas soluções desenvolvidas para o campo, em escala comercial.

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

São 56 hectares bem aproveitados e uma estrutura subdividida que compreende: bovinocultura de corte, confinamento com 24 boxes; avicultura, com 5 galpões subdivididos em frangos de corte, poedeiras, matriz e reposição; e suinocultura (ciclo completo). Em um futuro próximo, inauguraremos a estrutura de bovinos de leite.

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Plano de atividades:

 Suinocultura

  • Gestação: Manejo reprodutivo de porcas, manejo de detecção de cio e inseminação, manejo de alimentação durante gestação, manejo reprodutivo de leitoas, manejo de reprodução após inseminação artificial, manejo de quarentena e gestação, reposição de reprodutoras recém-compradas;
  • Maternidade: Manejo de parto, manejo dos leitões recém-nascidos, manejo nutricional e sanitário das porcas lactantes, manejo de limpeza na maternidade, manejo de desmama, pesagem no desmame e manejo de transferência para creche;
  • Creche, recria e terminação: Manejos diários de arraçoamento, pesagens, identificação, vacinações e manejo sanitário de modo geral.

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Avicultura

  • Frangos de corte: Recebimento e pesagem dos animais, randomização e distribuição dos animais nos boxes experimentais, recebimento e distribuição de ração nos boxes experimentais, limpeza de comedouros, bebedouros e corredores do galpão, monitoramento do sistema de aquecimento e ventilação, registro do consumo de ração e de água, pesagem semanal, vistoria diária para avaliação da condição dos animais;

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

  • Poedeiras: Colheita diária dos ovos, análise de qualidade dos ovos;
  • Matrizes Pesadas: Colheita dos ovos, pesagem classificação dos ovos, avaliação da fertilidade e qualidade dos ovos;
  • Recria: Manejo de luz conforme linhagem, arraçoamento controlado e pesagens semanais.

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres MultimixBovinocultura

  • Recebimento dos Animais, contenção, identificação e pesagem dos animais, manejo sanitário (vacinação, vermifugação, curativos), avaliação do escore de cocho e recolhimento de sobras, avaliação do consumo de matéria seca, (silagem e concentrado), arraçoamento dos animais colheita de amostra de silagem para análise bromatológica, avaliação de matéria seca, avaliação do tamanho de partículas de silagem (peneira penn state), e acompanhamento de colheita do milho e confecção de silagem (* algumas atividades são sazonais).

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Fábrica de Rações

  • Acompanhamento dos processos de produção de rações; verificação das fórmulas experimentais e das matérias-primas, princípios de boas práticas de fabricação e aprendizado sobre o maquinário e equipamentos utilizados na fábrica.

programa de estágio agroceres multimix - Nutrição Animal - Agroceres Multimix

Além disso, em 2017 iniciaremos as atividades com bovinos leiteiros em uma instalação do tipo free stall, única no Brasil e talvez no mundo, com o que há de mais moderno em equipamentos, técnicas de manejo e animais de alta performance. Em breve será incluso mais esse segmento no plano de atividades dos estagiários.

 

Benefícios:

  • Orientação e supervisão;
  • Apólice de seguro de vida;
  • Bolsa auxílio;
  • Reembolso de passagens;
  • Alojamento gratuito;
  • Refeições;
  • Acesso à internet;
  • Transporte;
  • Certificado de estágio.

 

Depoimentos:

“O meu período de estágio foi de um mês, com foco em alguns manejos de suínos. As atividades foram conduzidas com liberdade, aceitação de ideias e discussão com os supervisores, além de ter contato direto com os animais, vivenciando a rotina de pesquisa e produção de suínos. O programa de estágio foi de grande aproveitamento para minha formação, importante para eu conhecer a empresa e a empresa me conhecer. Adquiri experiências e recebi conhecimento prático de uma empresa líder de mercado”. Bruno Rogério Costa Alves, graduado em medicina veterinária pela PUC Minas Betim.

“Entrei no estágio amedrontada pelo fato de não ter experiência prática e achar que isso poderia me prejudicar no decorrer. Ao chegar fui muito bem recebida por todos os funcionários, todos com muita paciência para escutar e ensinar. Todo novo manejo realizado era um grande aprendizado. Pude colocar meus aprendizados teóricos em prática e aperfeiçoa-los, aprendendo conciliar teoria e prática. Ao ter contato com tantos setores durante o período de realização do estágio pude ter certeza da área em que quero atuar”. Gabriela Ventura, graduanda em zootecnia pela Unesp Dracena.

Conheci vários equipamentos diferentes, instalações e programas utilizados dentro dos setores de produção. Equipamentos, por sua vez, com poucas unidades em nosso território nacional. Como nos estimulam a desenvolver um senso crítico sobre estrutura, manejo e equipe de apoio, semanalmente deve-se realizar um breve relatório das atividades que foram realizadas, que além de críticas e sugestões, devem conter referências bibliográficas sobre qualquer assunto que houve contato nas atividades, o que é muito interessante no meio acadêmico, pois novas informações são sempre bem-vindas e podem ser úteis em algum momento da vida profissional. Mônica Hoepfner, graduanda em medicina veterinária pela Uniguaçú.

“Antes de começar o estágio eu tinha uma expectativa muito diferente de como seria trabalhar na empresa, e digo, o que encontrei foi muito melhor do que qualquer expectativa, foi sensacional. As experiências adquiridas valeram por todo esforço e todos os manejos praticados eu tive o apoio dos líderes dos setores, que ensinavam e tiravam as minhas dúvidas com muita atenção e dedicação”. Paula Onari, graduanda em zootecnia pela Unesp Botucatu.

“A realização do meu estágio na Agroceres Multimix foi muito proveitosa, porque convivi com culturas e realidades diferentes, consegui vincular os conhecimentos teóricos com a prática, conheci pessoas incríveis que se tornaram, além de colegas de trabalho, amigos. Tive a certeza que ninguém caminha sozinho, todos precisamos uns dos outros, e que tudo fica mais fácil quando dividimos tarefas, discutimos assuntos e respeitamos o próximo”. Patrycia Lunedo, graduanda em zootecnia pela IFRS.

“Minhas expectativas foram superadas a partir do momento que passei pelo portão de entrada do centro de pesquisas da Agroceres Multimix. É perceptível o comprometimento com a excelência dos experimentos. Hoje estou colhendo os frutos de minha dedicação no estágio: a oportunidade de iniciar minha carreira em uma empresa que tem 40 anos de experiência no mercado de nutrição animal”. André Camelo Fonseca, graduado em medicina veterinária pelo Centro Universitário Cesmac.

 

Centro de Pesquisa “Professor José Maria Lamas da Silva”. Transformando conhecimento em solução aplicada.

Agroceres Multimix. Muito Mais que Nutrição.

8 COMENTÁRIOS

  1. Que saudades deste lugar, desta experiência, destas pessoas!!! Hoje, com dois anos de graduação, tenho certeza que faria tudo novamente e se pudesse aproveitar mais, com certeza o faria! Abraços a todos do CP!

  2. Fui estagiário da Agroceres em 2014, convivi com pessoas de diverssas regiões, o que me possibilitou uma otima troca de conhecimento, aprendi muito com os monitores, foi uma incrível experiência pessoal e profissional trabalhar com grandes pesquisadores e amigos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO