Início Aves de Postura Bem-Estar Avícola: Programa de luz para poedeiras comerciais

Bem-Estar Avícola: Programa de luz para poedeiras comerciais

0
6681

Para entender sobre os efeitos da luz nas poedeiras, antes de tudo, é preciso considerar os aspectos fisiológicos das aves, assim como os fatores genéticos que determinam o potencial de produtividade e longevidade.

Outro detalhe importante é a entrada de produção das aves, período em que a incidência de luz tem influência direta na produção de ovos. Designado de fotoperíodo, esse fator varia de acordo com a localidade e a época do ano e deve ser corrigido pelo produtor, para estimular a produção de ovos através da luz no ambiente.

A elaboração de um programa de luz eficiente busca, portanto, minimizar os comportamentos naturais das aves e a dependência do fotoperíodo. Lembrando que, para cada fase do animal, o programa de luz possui um objetivo próprio, como: otimizar o tempo para que os pintinhos comam e se desenvolvam durante a fase de cria e sinalizar para as aves o momento ideal para começar a produzir.

Um assunto de extrema importância para o setor de postura, abordado pelo Consultor Técnico Comercial de Aves de Postura, Rafael Innocentini.

Agroceres Multimix. Muito Mais que Nutrição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO