Início Aves de Postura Sistemas alternativos de produção de ovos

Sistemas alternativos de produção de ovos

1
1888
sistemas alternativos

Na última década, o uso de sistemas alternativos de produção de ovos aumentou sua posição na indústria comercial de ovos de mesa e segue sendo um mercado em expansão. A introdução dos novos sistemas de produção comercial foi impulsionada, em grande parte, pelo aumento da pressão dos consumidores, decorrente de sua percepção em relação ao bem-estar das galinhas.

Os principais sistemas alterativos de produção de ovos são:

        • o cage free;
        • o caipira,
        • o free range e
        • o sistema orgânico.

Os sistemas alternativos de alojamento de galinhas poedeiras variam em termos de instalações, manejo, nutrição e requisito de cada sistema. Mas, em contraste com a criação convencional em gaiolas, permitem que as aves se movam mais livremente e expressem comportamentos inerentes das galinhas.

Além desses sistemas, que não utilizam gaiolas, há também a criação de galinhas poedeiras em gaiolas enriquecidas.

Sistema Cage-Free

cage-free
Sistemas alternativos de produção de ovos

O sistema de criação cage-free (livre de gaiolas) tem sido considerado uma das melhores alternativas de alojamento para poedeiras, em relação ao bem-estar animal. Apesar de, no sistema cage-free, as poedeiras serem criadas em galpões, eles não utilizam gaiolas, sendo livres para circulação nas áreas do galpão.

Além da ausência de gaiolas, no sistema cage-free os galpões possuem poleiros, ninhos e rampas para enriquecimento ambiental e facilitar a expressão do comportamento natural das aves. O piso é recoberto por cama, o que permite que as galinhas exerçam o hábito de ciscar, bicar e buscar alimentos.

Também podem ser incluídos nos galpões outros objetos para enriquecimento ambiental. Existem algumas normativas e certificações que guiam a implantação correta desse sistema de criação.

No sistema cage-free:

        • devem ser disponibilizados 1 ninho para cada 5 aves, quando for do tipo individual, ou 0,8 m² de espaço de ninho coletivo para cada 100 aves;
        • os poleiros são obrigatórios e devem ser dimensionados de tal forma que tenham espaço correspondente a 15 cm por ave;
        • em relação à densidade, galpões com piso único exigem 0,14 m²/ave (ou 7,1 aves/m²);
        • com piso ripado (slat), a densidade máxima é de 0,11 m²/ave (ou 9,1 aves/m²)
        • para aviários de diversos níveis a densidade máxima permitida é de 0,09 m²/ave (11,1 aves/m²).

Essas normativas foram estabelecidas pela HFAC (Humane Farm Animal Care) e podem ser certificadas pelo Certified Humane Brasil, que possui um selo atribuído às granjas que cumprem as regras de bem-estar estabelecidas.

Sistema Free Range

free range sistemas alternativos

Free range é um sistema de manejo em que poedeiras são mantidas em instalações com acesso à área externa (piquetes). O diferencial desse sistema em relação ao cage free é o acesso das galinhas ao ar livre, com área externa descoberta.

O sistema free range permite às aves maior escolha ambiental do que os sistemas exclusivamente internos controlados, e com mais oportunidades para expressar o comportamento natural. Assim, esse sistema é composto por um galpão, com área interna nos mesmos requisitos do sistema cage-free, e área externa com livre acesso pelas aves.

O espaço mínimo de área externa exigido para o sistema free range é de 0,19m2 por ave, dependendo da certificadora. As galinhas devem ter acesso à área externa por, no mínimo, seis horas diárias, exceto quando o clima não permitir a saída das aves.

As aberturas para saída das aves devem ser distribuídas ao longo do galpão e possuir, pelo menos, 46 cm de altura e 53 cm de largura para saída confortável das galinhas. É recomendado que a parte interna do galpão seja coberta por cama, assim como no sistema cage-free, e a parte externa tenha cobertura vegetal para estimular o comportamento de busca de alimentos pelas galinhas.

Sistema Caipira

O sistema de produção caipira, que também pode ser chamado de colonial, é caracterizado pela produção de ovos comerciais oriundos de galinhas e/ou galinhas caipiras (espécie Gallus gallus domesticus) com acesso a áreas de pastejo, em sistema semiextensivo, e que não recebam aditivos zootécnicos, melhoradores de desempenho e anticoccidianos profilaticamente, de acordo com a Norma ABNT NBR 16437:2016.

No sistema caipira, as galinhas são criadas em instalação fechada (galpão), mas que tenha também uma área de abertura com acesso a pastagem. O espaço mínimo de área externa exigida é de 0,5 m²/galinha e, na área interna, 7 aves/m².

Para ser considerado caipira, as galinhas devem ser alimentadas com dietas exclusivamente de origem vegetal, sem farinhas de origem animal e sem pigmentos artificiais na ração. Assim como na produção orgânica, as aves não podem receber medicamentos como antibióticos.

Produção Orgânica de Ovos

As exigências nutricionais das galinhas criadas em sistemas orgânicos são as mesmas das aves criadas em outros sistemas, devendo ser adequadas à idade, fase reprodutiva, peso e demais peculiaridades que possam surgir. O grande diferencial no sistema orgânico é que o alimento oferecido aos animais também deve ser orgânico.

Segundo a legislação do MAPA (Portaria n° 52 de 2021 e a Instrução Normativa Nº 46, de 6 de outubro de 2011), os sistemas orgânicos de produção animal deverão utilizar alimentação da própria unidade de produção orgânica, ou de outra unidade sob sistema orgânico de produção. Em casos de escassez, ou em condições especiais, será permitida a utilização de alimentos não orgânicos até 20% (vinte por cento) da matéria seca.

Na criação de aves poedeiras em sistema orgânico também é regulada a densidade das galinhas, sendo especificado o mínimo de 3 m² por galinha em sistema extensivo, ou 0,8 m² por ave no piquete, em sistema rotacionado. Vale ressaltar que, no sistema orgânico, não é permitida a criação de galinhas em gaiolas, ou qualquer outro método restritivo aos movimentos naturais dos animais.

Para o produtor realizar a venda dos ovos produzidos em sistema orgânico, os ovos deverão ser certificados por organismo reconhecido oficialmente.

Gaiolas Enriquecidas

Gaiolas enriquecidas foram desenvolvidas para incrementar o bem-estar das galinhas poedeiras criadas em gaiolas. As gaiolas enriquecidas possuem poleiros (15 cm de poleiro por ave), tapetes para arranhar, uma área fechada com ninho e podem contar com área para banho de areia.

O objetivo das gaiolas enriquecidas é aumentar a possibilidade de as poedeiras expressar seus comportamentos naturais, reduzindo o estresse das aves. Outro ponto relevante é o tamanho das gaiolas e a densidade das aves alojadas, sendo que as gaiolas enriquecidas contam com mais espaço que as convencionais e menor densidade, ou seja, menos aves por área.

Para gaiolas enriquecidas, cada galinha deve receber um mínimo de 750,0 cm² de área. A produção de ovos em sistemas alternativos possui um custo mais elevado quando comparado à produção de ovos no sistema convencional.

Essa diferença no custo é decorrente da menor densidade de aves e da implantação do sistema em si, que requer mais cuidados e equipamentos. Por exemplo, a área para produção de ovos em gaiolas enriquecidas é maior que a área para a produção da mesma quantidade de ovos em gaiolas convencionais.

Também existem outras particularidades, como perda de ovos que são botados na cama e não nos ninhos, maior atenção requerida à qualidade do ar, devido à maior geração de poeira pela presença da cama e pelos hábitos de banho de poeira das aves.

Entretanto, a indústria está se adaptando à nova realidade dos sistemas alternativos de produção e aliando o bem-estar das aves a uma produção economicamente viável, que atenda às necessidades dos consumidores.

1 COMENTÁRIO

  1. Em Goiás tínhamos uma granja média. A necessidade educacional me obrigou a mudar para Minas Gerais e tudo transformou. Vendemos em Goiás e compramos em Minas até terras melhores. Minha intenção é recomeçar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO