Com mais de 34 anos de experiência em nutrição animal, Adriana Berti Toscan, gerente regional de desenvolvimento técnico da Adisseo, compartilha conosco todo seu conhecimento sobre a tecnologia NIRS.
Mas do que se trata essa tecnologia?
A tecnologia NIRS utiliza espectrometria de infravermelho próximo, ou seja, seu princípio de funcionamento se baseia na incidência de um feixe de luz sobre um material ou matéria-prima, sendo esse feixe absorvido ou refletido pelo material em questão – em função da composição – e gerando dentro do refletor um comprimento de onda chamado espectro. Esse espectro, através da quimiometria e cálculo os valores, identifica a composição do material analisado.
E qual a vantagem disso tudo?
Trata-se de um método barato, rápido, que consome pouco reagente, podendo, por exemplo, ser utilizado para validações de matéria-prima, na qualificação de fornecedores e adoção da nutrição de precisão nas propriedades.
Para saber mais sobre a utilização e aplicação dessa tecnologia no setor de nutrição animal, confira a entrevista realizada pelo gerente regional de aves na Agroceres Multimix, Flávio Ruiz: