Início Bovinos de Corte Efeitos da gordura e grãos de sorgo destilados no desempenho de novilhas

Efeitos da gordura e grãos de sorgo destilados no desempenho de novilhas

0
23

(co-autores: Christian H Ponce, Doug R Smith,
L Wayne Greene, Greta Schuster, Andy Cole, Mike S Brown)

 

RESUMO. O uso de grãos de destilaria em dietas de terminação de gado de corte é comum, mas os efeitos da gordura suplementar nessas dietas ainda são incertos. Em um estudo com 398 novilhas, dietas contendo 15% de grãos de destilaria úmidos à base de sorgo mostraram aumento de 5% a 6% no consumo de matéria seca e ganho médio diário em comparação com dietas sem esses grãos. Adicionar 1,5% de gordura a dietas com 15% do ingrediente melhorou o desempenho, mas a logística de alimentação deve ser considerada.

Artigo completo disponível no Journal of Animal Science.

 

Grãos úmidos de destilaria com solúveis (WDGS) são um dos coprodutos da indústria do etanol que fornece uma fonte de energia e proteína bruta (CP) em dietas de acabamento para gado de corte. Os grãos de destilaria normalmente têm um alto valor energético, em parte devido ao seu teor de gordura, que parece ser parcialmente protegido da bio-hidrogenação ruminal.

Texas A&M University

Um crescente corpo de informações está disponível descrevendo o valor alimentar de WDGS à base de milho, principalmente em dietas baseadas em milho laminado e seco (DRC).

No entanto, poucos estudos avaliaram o valor alimentar de WDGS de sorgo (SWDGS) em dietas contendo ingredientes comumente usados na região, como milho em flocos a vapor (SFC) e gordura suplementar.

Os WDGS à base de sorgo geralmente contêm menos gordura e mais fibras do que os WDGS à base de milho e, portanto, podem conter menos energia disponível.

Conduzimos um experimento para determinar o valor alimentar de SWDGS em dietas contendo SFC com gordura amarela adicionada, uma fonte de gordura comum nas Planícies do Sul dos Estados Unidos.

Os objetivos do estudo foram determinar os efeitos da suplementação de dietas de terminação de gado de corte baseadas em SFC com SWDGS e gordura no desempenho animal, logística de manejo de ração, digestibilidade da dieta, excreção de nutrientes e perdas de Nitrogênio volátil de um sistema de alimentação de gado confinado.

O que foi visto é que em geral, os efeitos da alimentação com gordura suplementar e/ou WDGS sobre as características da carcaça têm sido altamente variáveis.

Conforme observado com o desempenho animal, os efeitos variáveis do WDGS nas características da carcaça observados em todos os estudos podem ser devido a diferenças na composição de nutrientes do WDGS, que é afetada pela fonte inicial de grãos usada para fazer o WDGS, bem como pela quantidade de solúveis misturados com o WDGS.

Infelizmente, a composição de nutrientes e as características físicas dos grãos destilados são frequentemente descritas de forma inadequada. Os diferentes níveis de gordura nas dietas de controle e tratamento de cada estudo também podem ter influenciado os resultados. Finalmente, o manejo da alimentação (ou seja, alimentar um número constante de dias ou alimentar até um ponto final de gordura constante) também pode afetar os resultados dos dados da carcaça.

As características físicas e de manuseio dos ingredientes da dieta podem impactar a mistura e a logística de entrega de ração em confinamentos comerciais, o que pode ter efeitos drásticos na eficiência operacional e econômica. No entanto, esses desafios raramente são quantificados em experimentos de alimentação ou relatados na literatura. Portanto, esses dados descritivos são fornecidos para oferecer uma visão sobre as implicações logísticas da alimentação de WDGS em confinamentos comerciais.

 

Dieta terminação
Dieta inicial
DISCUSSÕES.

As dietas experimentais seguiram amplamente as metas formuladas, exceto por uma dieta com menor extrato etéreo que o previsto. Dietas com 15% SWDGS tinham mais umidade e eram mais densas. No SWDGS, 43,6% de proteína bruta foi distribuída entre frações rapidamente degradável, parcialmente degradável e indegradável. A água potável fornecida ao gado apresentou baixo teor de nitrato-N, cloreto, e sulfato, com pH 9,0 e condutividade elétrica de 425 S/cm.

Novilhas alimentadas com 15% SWDGS tiveram uma ingestão de matéria seca 6,1% maior e um ganho médio diário 5% maior comparado àquelas com 0% SWDGS. O aumento de gordura nas dietas de 15% SWDGS tendeu a melhorar a eficiência de ganho. Os resultados se alinham parcialmente com estudos anteriores, embora algumas diferenças sejam observadas, possivelmente devido às variações na composição das dietas e nos níveis de gordura. Diferenças entre estudos podem ser atribuídas à composição dos grãos e à quantidade de solúveis de destilaria no WDGS.

A alimentação com 15% de SWDGS aumentou o peso da carcaça quente (HCW) em 5,2 kg, sem impactar a porcentagem de rendimento. A adição de gordura amarela tendeu a aumentar o HCW em dietas com SWDGS, mas não teve efeito nas dietas sem SWDGS. Esses resultados contrastam com alguns estudos anteriores, que observaram uma redução no HCW ao alimentar com SWDGS, atribuída a um desempenho animal inferior ou diminuição na porcentagem de rendimento.

A inclusão de 15% de SWDGS nas dietas aumentou o tempo médio de preparação de ração de 6 min 37 s para 7 min 55 s por lote, e as dietas com SWDGS eram mais úmidas e densas, exigindo mais cargas de ração. Com base na densidade e na ingestão de matéria seca, um curral precisaria de 11% a 23% mais cargas de ração para dietas com 15% de SWDGS comparado às de 0% SWDGS. Esses dados sugerem que os custos de mistura e entrega devem ser considerados ao calcular o custo total de ração.

 

Desempenho de crescimento de novilhas alimentadas com dieta à base de milho em flocos a vapor e contendo grãos úmidos de destilaria de sorgo com solúveis (SWDGS) e gordura amarela

1 Erro padrão da média dos mínimos quadrados (n = 8 por tratamento).2 Nível de significância de cada contraste. Contraste 1 = 0% SWDGS, 0% gordura amarela vs. 0% SWDGS, 3% gordura amarela; 2 = 0% vs. 15% SWDGS; 3 = efeito linear da gordura amarela entre dietas de 15% SWDGS; 4 = efeito quadrático da gordura amarela entre dietas de 15% SWDGS. 3 Calculado como peso da carcaça quente do curral ÷ (porcentagem média geral de rendimento ÷ 100). 4 Calculado usando o peso final ajustado da carcaça.

 

IMPLICAÇÕES.

Novilhas que foram alimentadas com SWDGS consumiram 6% mais ração e ganharam peso 5% mais rápido, com eficiência alimentar semelhante às novilhas alimentadas com 0% de SWDGS. Como o SWDGS tinha maior umidade e menor energia líquida para ganho do que milho laminado a seco (91%) ou milho em flocos a vapor (84%), quando o SWDGS eram utilizados na alimentação, mais ração tinha que ser misturada e entregue a cada dia. Isso sugere que se deve tomar cuidado ao processar o WDGS para levar em conta a densidade calórica, encolhimento e custos adicionais de moagem e entrega de ração. Embora os mecanismos subjacentes aos potenciais efeitos associativos entre ingredientes dietéticos, como gordura, proteína, tipo de grão e métodos de processamento, não sejam totalmente compreendidos, o trabalho para avaliar e prever melhor esses efeitos associativos parece justificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO