Se você decidiu iniciar um programa de suplementação para os seus animais, parabéns!
Sem dúvida, assumir uma boa estratégia de suplementação é um passo importante que te ajudará otimizar a produção na sua fazenda.
Espero que sua escolha tenha sido tomada com uma boa análise do custo-benefício e da capacidade operacional da fazenda, ou seja, que você tenha levado em consideração, além do desembolso com a nova estratégia:
- a qualidade do suplemento que será utilizado,
- a gestão de recursos,
- a área de cocho,
- a frequência e horário de fornecimento,
- bem como a capacidade operacional de distribuição de suplemento pela fazenda.
Planejamento feito, agora é hora de colocá-lo em prática!
Nos tópicos que seguem estão listadas algumas ações que eu faria para aumentar o sucesso do programa de suplementação dos animais. Pense nelas como itens para compor um painel de gestão à vista, como uma ferramenta para elevar o nível de consciência da equipe e aumentar o comprometimento com a execução das tarefas.
1. Definiria o objetivo do programa
Antes de tudo, é fundamental saber o que você pretende alcançar com a suplementação. Ter um objetivo claro orientará suas decisões e aumentará o comprometimento dos envolvidos em alcançar o resultado proposto, seja para:
- melhorar o ganho de peso,
- aumentar a fertilidade ou
- preparar os animais para a comercialização.
Se, por exemplo, o objetivo for melhorar o ganho de peso durante o período de recria, seu programa pode focar em suplementos proteicos e energético. Deixe claro o objetivo de ganho a ser alcançado: GMD meta 0,800 kg/dia.
2. Explicaria o “Porquê”
Comunique a equipe e os colaboradores sobre o motivo por trás do programa de suplementação. Mostre como isso contribuirá para alcançar os resultados propostos e o benefício financeiro para a fazenda.
Isso também ajuda a obter o comprometimento de todos. Se você está buscando, por exemplo, maiores ganhos reprodutivos, explique como a suplementação pode ajudar a vaca a ciclar melhor e com isso melhorar sua prenhez.
3. Determinaria o local e o momento
Identifique onde e quais animais serão suplementados. Estabeleça um roteiro e um horário para fornecimento do suplemento para os animais.
Por exemplo, iniciar a distribuição do suplemento sempre no período da manhã, abastecendo os cochos dos retiros A, B e C às segundas, quartas e sextas e dos D e E às terças e quintas. Sempre checar os estoques dos depósitos e manter o quadro do galpão atualizado.
4. Delegaria responsabilidades
Defina quem será responsável pela execução e controle da suplementação. Pode ser um capataz, um peão ou alguém designado para essa tarefa. Certifique-se de que essa pessoa esteja bem-informada sobre os procedimentos.
Lembre-se de anular o risco do óbvio, ou seja, se o ‘João’ for designado para essa tarefa, explique a quantidade exata de suplemento a ser oferecida e como monitorar o consumo.
5. Desenvolveria uma rotina de controle
Implemente um sistema de monitoramento (semanal/mensal) para avaliar o progresso do programa. Neste tópico entra a gestão dos números, comparando o consumo previsto para a estratégia e o consumo observado. Monitore e faça ajustes quando necessário.
O processo de registro das anotações é uma parte vital da rotina de controle do programa de suplementação. Opte por uma ferramenta de registro que se adeque às suas preferências e à disponibilidade de recursos.
Pode ser uma planilha de Excel, um aplicativo, ou mesmo um caderno físico. Certifique-se de que seja prático e fácil de usar.
6. Avaliaria e ajustaria constantemente
Ao final de cada período, faça o fechamento dos resultados e compartilhe com a equipe. Neste momento, é de extrema importância entender os acertos e desvios que influenciaram no resultado.
Avaliar e ajustar são palavras-chave quando se trata de um programa de suplementação. Lembre-se que as variações do ambiente impactam diretamente o sistema produtivo.
Isto significa que você deve estar sempre atento aos resultados e pronto para fazer ajustes quando necessário. Por fim…
Não se esqueça de que, além da gestão da suplementação, cuidar e manejar bem o pasto é fundamental para garantir o sucesso do programa de suplementação. Boa sorte!
Tenho intemesse em trabalhar com ddg.
Olá Klaus! Sugerimos que confira este conteúdo https://agroceresmultimix.com.br/blog/por-dentro-do-cocho-o-que-precisamos-saber-quando-falamos-em-ddg/
Não deixe de cadastrar seu e-mail no rodapé desta página para continuar recebendo novos conteúdos. Obrigado!