Para entender sobre os efeitos da luz nas poedeiras, antes de tudo, é preciso considerar os aspectos fisiológicos das aves, assim como os fatores genéticos que determinam o potencial de produtividade e longevidade.
Outro detalhe importante é a entrada de produção das aves, período em que a incidência de luz tem influência direta na produção de ovos. Designado de fotoperíodo, esse fator varia de acordo com a localidade e a época do ano e deve ser corrigido pelo produtor, para estimular a produção de ovos através da luz no ambiente.
A elaboração de um programa de luz eficiente busca, portanto, minimizar os comportamentos naturais das aves e a dependência do fotoperíodo. Lembrando que, para cada fase do animal, o programa de luz possui um objetivo próprio, como: otimizar o tempo para que os pintinhos comam e se desenvolvam durante a fase de cria e sinalizar para as aves o momento ideal para começar a produzir.
Um assunto de extrema importância para o setor de postura, abordado pelo Consultor Técnico Comercial de Aves de Postura, Rafael Innocentini.