Para Cássio Vieira Vilela, da Fazenda Campos Bocaina, cada gota de leite importa. Por isso, na propriedade, a diretriz é clara: “Foco no leite no tanque”.
Localizada em Passos/MG, a fazenda conta hoje com 230 vacas em lactação de um total de 492 animais. E os números de produção alcançados são notáveis: pico de 45,7 litros por dia.
O sucesso do negócio passa pela nutrição. Neste cenário, particularmente o período de transição merece destaque, devido à importância para a maximização da produção leiteira e para a manutenção da saúde do rebanho.
Geraldo Almeida, coordenador regional de vendas da Agroceres Multimix, explica: “Esses 30 dias antes e após o parto é um período reconhecidamente crítico para a saúde e produtividade das vacas. Estudos recentes apontam que mais de 85% dos problemas enfrentados em fazendas leiteiras ocorrem nesse intervalo”.
A implementação de uma dieta aniônica durante o pré-parto induz acidose metabólica em vacas, facilitando tanto a reabsorção de cálcio dos ossos quanto sua absorção pelo intestino. Essa dieta reduz o pH corporal e ativa processos fisiológicos que contribuem para manter elevados os níveis de cálcio.
Assim, na Fazenda Campos Bocaina a nutrição é cuidadosamente monitorada, visando garantir o atendimento das necessidades nutricionais específicas desta fase.
Ou seja: além de preparar a vaca para o parto, reduzindo o risco de complicações como a hipocalcemia, a nutrição também busca atender às demandas nutricionais do pós-parto, fase igualmente crítica.
O objetivo é suportar a recuperação e a lactação inicial, momentos em que a vaca requer cuidados intensivos para garantir a retomada da sua produtividade e saúde, e também preparar as vacas para o parto e a lactação subsequente.
A história de Cássio Vilela e da Fazenda Campos Bocaina estão nas páginas da edição 183 da Revista Leite Integral.
Acesse a revista digital e leia a reportagem, de autoria de Adriana Vieira Ferreira.
E veja também o vídeo no Agroflix!