Flávio Ruiz, gerente regional de avicultura da Agroceres Multimix, volta para dar continuidade ao tema “nutrição de precisão”. Na primeira parte, vimos que o processo de nutrição de precisão se assemelha a um processo administrativo e, agora, nos aprofundaremos na parte de planejamento, ponto que serve como base para todas as outras ações do PDCA (Plan, Do, Check e Act).
Definir as exigências nutricionais das aves torna-se o primeiro foco no processo de nutrição de precisão e, para que isso aconteça, alguns métodos são utilizados, como: buscar orientação através dos manuais de linhagem e experimentos de dose-resposta; ajustar perfil vitamínico de acordo com o tratamento térmico da ração; estabelecer o programa de promotor e anticoccidianos, de acordo com o desafio de campo; se atentar ao preço e qualidade dos ingredientes, entre outros.
Vale lembrar que o ajuste das exigências nutricionais das aves se baseará nos objetivos de desempenho, sexo, genética, levando em consideração os desafios sanitários do campo e os diferentes sistemas de produção.