No vídeo de hoje você irá conferir, de um modo simples e prático, porque é tão importante monitorar rotineiramente a MS dos ingredientes úmidos no confinamento.
Antes de seguir, atente-se a esses 3 pontos relacionados a matéria seca:
1. Um alimento, em sua forma natural, é composto por uma fração de água e uma fração sólida, sendo esta, conhecida como matéria seca (MS) do alimento.
2. Os nutrientes estão contidos na fração sólida do alimento, ou seja, na MS.
3. Nutricionistas e técnicos formulam dietas com base na MS dos ingredientes.
Dito isto, precisamos entender que ingredientes que apresentam maior proporção de água, como as silagens, tendem a apresentar maiores variações no teor de umidade, e por isso devem ser checados rotineiramente no dia a dia do confinamento.
No campo, existem duas situações que podem resultar em divergências no valor da MS:
1. Quando o valor da MS utilizada no programa de formulação difere do valor real da MS da silagem disponível na fazenda;
2. Quando ocorre variação na MS da silagem ao longo do tempo;
Em ambos os casos, não ajustar o valor da MS na planilha que gera trato irá refletir em problemas no balanceamento em relação ao que foi formulado. Isto porque, quando pesamos a silagem para colocar no vagão, pesamos em sua forma natural, ou seja, água mais MS.
Confira no vídeo de hoje um exemplo prático dos efeitos que podem acontecer com a dieta do animal quando temos o desajuste entre o valor da MS considerada na matriz nutricional do programa de formulação e o valor real do ingrediente na fazenda.
De bônus você irá aprender também como deve ser a coleta da amostra e como utilizar a Air Fryer para fazer a análise da Matéria Seca (MS).
Acesso o link abaixo para ter acesso a um manual exclusivo de como fazer a análise da matéria utilizando a Air Fryer