Início Aves de Corte Frangos de corte: quais os principais componentes para a climatização em granjas

Frangos de corte: quais os principais componentes para a climatização em granjas

2
616

Quais são os principais componentes para a climatização de granjas de frangos de corte? O tema é abordado no segundo episódio da Web Série sobre Ambiência para Aves de Corte, produzida pela Agroceres Multimix, que há 45 anos oferece muito mais que nutrição ao setor agropecuário. Segundo o Consultor de Serviços Técnicos de Aves da empresa, Leandro Correa, os principais parâmetros de ambiência manejados no aviário são temperatura, qualidade e velocidade do ar, além de iluminação. Ele explica que o objetivo da ambiência é promover conforto térmico às aves para obtenção de melhores resultados zootécnicos e econômicos. No vídeo são abordados os principais equipamentos que compõem o sistema de climatização com ventilação por pressão negativa. Leandro destaca que este é o único sistema que pode proporcionar ambiente controlado e em conformidade com os parâmetros ideais para as aves.

“Os sistemas de ventilação por pressão negativa convencionais monitoram e atuam no controle da temperatura e qualidade do ar em tempo integral, independente das condições climáticas externas, além de possibilitar o controle da velocidade do ar e intensidade luminosa”, explica o Consultor da Agroceres Multimix. “Está comprovado que esse sistema proporciona melhores resultados zoo-econômicos, mas para isso é preciso se atentar a detalhes significativos do projeto”, alerta.

Conhecer a origem do calor na arte interna dos aviários, entender a importância do isolamento e vedação, é tão importante quanto atentar ao projeto do sistema de climatização. Segundo Leandro, os equipamentos indispensáveis para a garantia do conforto térmico das aves são: aquecedores, exaustores, pad cooling, inlets, lâmpadas, dimmers e geradores. Entre as principais dicas trazidas no vídeo pelo consultor da Agroceres Multimix estão:

  • adquirir aquecedores com sistema de acionamento e abastecimento automáticos;
  • a quantidade total de exaustores instalados deve considerar a velocidade média de fluxo de ar na ventilação tipo túnel;
  • a área de superfície do painel evaporativo corresponde à velocidade de passagem do ar pelo painel (1,78 m/s);
  • para trabalhar de a ventilação de transição forma adequada o sistema deve conter inlets suficientes para garantir a passagem de ar de 40% a 50% da capacidade total de ventilação do aviário.
  • garantir a intensidade luminosa, com uniformidade de no mínimo 80%;
  • o controlador de ambiência é o nosso granjeiro 24h;
  • por segurança recomenda-se a instalação de um gerador para atender ao sistema como um todo e outro apenas para parte do sistema de ventilação.

Confira a íntegra do segundo episódio na plataforma Agroflix (https://agroflix.com.br/climatizacao-granjas-frangos-de-corte-ambiencia/), que traz vídeos completos gravados com especialistas do agronegócio sobre variadas espécies e tem o objetivo de ajudar os produtores a gerenciar melhor fazendas ou granjas. Fique ligado para o próximo episódio, sobre gestão da ambiência na fase inicial dos lotes.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia tudo bem com vocês,eu adquiri uma granja convencional e gostaria de passar ela para pressão negativa e gostaria de fazer um orçamento será a possivel

    • Olá Fernando. Nosso campo de atuação é nutrição animal. Nossa expertise em ambiência se deve ao fato de termos uma equipe composta por técnicos com conhecimento em diferentes áreas, justamente para apoiar nossos clientes. Sugerimos que busque empresas de equipamentos. Boa sorte em sua nova jornada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Resolva a conta abaixo *OBRIGATÓRIO