Nesse vídeo vamos discutir um pouco mais sobre a importância das boas práticas na produção da dieta dos animais.
Do programa de formulação até chegar na boca do boi, o primeiro desafio em entregar uma dieta mais próxima a que foi formulada para o animal começa exatamente nessa etapa.
Receber a ficha de trato, cadastrar a dieta no vagão (obedecendo a ordem correta de carregamento), pesar os ingredientes e misturá-los, pode parecer tarefa simples, mas, se negligenciadas podem levar a grandes equívocos.
Uma vez definida a sequência correta de carregamento dos ingredientes, boa parte da atenção destinada a prática da produção está em carregar os ingredientes no vagão, onde, o monitoramento (anotação) do carregamento de cada ingrediente é que irá assegurar a avaliação das boas práticas de produção da dieta.
Desvios de produção muito altos (variação entre o que foi e o que deveria ser colocado no vagão) podem resultar na produção de uma dieta diferente da que foi formulada, podendo impactar, por exemplo, em:
– Oscilação no consumo dos animais;
– Erros nos ajustes das notas de escore de cocho;
– Desperdício de ração;
– Problemas metabólicos;
– Aumento do custo de produção;
Venha com a gente em mais esse vídeo da Web Série Confinatto e descubra como cuidar da produção da dieta dos animais.
Lembre-se, no dia a dia do confinamento, para melhorar os resultados produtivos e econômicos e ter sucesso, devemos nos atentar aos detalhes da operação!
Quero aprender mais sou tratador a 8 anos queria adquirir mais experiência em confinamento grande na região de São Paulo conheço um pouco do programa multimix já usei o tablet com programa
Quero fazer minha própria ração vc pode me ajudar?
OLá Edílio. Enviamos uma resposta em seu e-mail. Obrigado pelo contato!